Sintra, Sociedade

Câmara Municipal de Sintra vê renovada, pela quarta vez, Certificação da Qualidade

No final do passado mês de Junho, a Câmara Municipal de Sintra, mais concretamente o Sistema de Gestão da Qualidade desta Edilidade, foi alvo de uma nova auditoria externa, por parte da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e, pelo quarto ano consecutivo, o resultado foi a renovação do Certificado de Qualidade às actividades do Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos (GAM). Já o Turismo e as Atividades Económicas da Câmara viram também renovado, pela primeira vez, o seu merecido Certificado de Qualidade. Por fim, esta auditoria externa da APCER resultou no alargamento do Âmbito do SGQ da CMS, a mais um processo de Negócio, desta feita a Ação Social e Habitação.

Neste contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade da CMS vê  reconhecido o seu trabalho, de acordo com as boas práticas dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM).

Este é um passo importante, pois esta Certificação não só  vem orgulhecer todos quanto colaboram na Câmara Municipal de Sintra, como vem demonstrar que os mesmos trabalham no sentido da prestação de um cada vez melhor serviço aos Munícipes do Concelho.

A Certificação da Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2008, valoriza o processo de gestão pela qualidade, constituindo uma mais-valia para os níveis de excelência da EFQM (Entidade que certifica pela excelência no âmbito CAF), contribuindo, assim, para a implementação de melhores práticas administrativas e a prestação de um Serviço de Excelência aos Munícipes de Sintra.

Assim, e considerando que a Administração Local desempenha, cada vez mais, um papel preponderante no tecido económico e social do País, a aposta na Qualidade repercute-se na criação de estratégias tendentes à prestação de um serviço de excelência aos cidadãos/munícipes, com claros reflexos nos seus níveis de confiança e, sobretudo, na melhoria da sua qualidade de vida.

A Câmara Municipal de Sintra decidiu iniciar o processo de certificação da Qualidade no GAM, servindo este como projecto-piloto, que agora veio expandir-se a outras unidades orgânicas, conforme já referido.

 

 

 

Com a Certificação da Qualidade das atividades do GAM, do Turismo, das Atividades Económicas, e agora da Ação Social e Habitação, está dado um grande e importante passo em direção ao Objectivo que se pretende estabelecer para todo o universo da Autarquia de Sintra já em 2013, uma vez que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma realidade dinâmica e presente, que não se esgota no reconhecimento acima descrito e que tem, por finalidade ultima, o servir sempre e cada vez melhor todos aqueles que nos procuram na satisfação das suas necessidades.

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