Mação, Sociedade

Mação tem Loja Solidária

Inaugurada recentemente pelo Director da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha, e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mação, Vasco Estrela, a Loja Solidária situa-se nas instalações da antiga Escola Secundária de Mação.

Este novo equipamento nasceu no âmbito do projecto “Aproximação” – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Mação e será mais uma resposta, no âmbito da Acção Social, para a população do Concelho, essencialmente famílias carenciadas, idosos com fracos recursos económicos, crianças, jovens, famílias que se encontrem em situação de emergência social, entre outros devidamente assinalados pelas entidades locais.

É, portanto, um espaço que visa suprir as necessidades imediatas de famílias do Concelho de Mação, surgindo como uma estrutura de apoio e acompanhamento de proximidade. Tem igualmente por objectivo sensibilizar a comunidade para a recolha de bens materiais, conforme salientou Saldanha Rocha, na inauguração do equipamento. “Este é um dia muito significativo, pelo que queria fazer referência aos verbos ‘querer’ e ‘dar’. Estamos aqui para combinar o querer e o dar e este espaço deveria ter este mote na vida de todos nós: dar e receber, mas nem sempre é assim. E, por isso, queremos fazer passar a mensagem de que temos de trabalhar em grupo e em rede por todos aqueles que necessitam. Não queremos que este seja um espaço só da Câmara Municipal, mas um espaço de todos e em que todos pudessem contribuir e dar resposta aos problemas sociais do nosso Concelho, ajudando a atenuá-los. E isto também só é possível através de uma ligação coesa com as IPSS, sociedade civil, empresas, voluntariado.”

A propósito deste novo espaço, Vasco Estrela, Provedor da SCMM, reforçou que “a partir de agora o Concelho fica com mais um instrumento para responder à população. Um local adequado e discreto como deve de ser. Um espaço digno e Mação está uma vez mais a dar uma resposta na área social. Esta Loja Solidária é apenas mais uma peça do puzzle” de todo o trabalho desenvolvido nesta área em Mação.

Um trabalho reconhecido pelo Director da Segurança Social de Santarém que afirmou, nesta ocasião, que Mação “é um dos Concelhos que mais tem trabalhado ao nível da intervenção integrada e tem sido um bom exemplo. As IPSS falam umas com as outras e a Câmara Municipal tem tido um papel muito importante”. Tiago Leite confessou invejar os habitantes que vivem “neste ambiente de partilha entre entidades e reiterou a importância de ter uma Câmara que se preocupa com a Acção Social”, como é o caso de Mação e que “não acontece com todos os Concelhos”.

A Loja Solidária de Mação dispõe de utensílios domésticos; acessórios/calçado e têxteis/vestuário para todas as idades; brinquedos e material didático; livros; mobiliário. Dispõe ainda de produtos alimentares obtidos no peditório do Banco Alimentar em Mação, numa gestão da Cáritas Mação, assim como um Banco de Ajudas Técnicas que disponibiliza, para empréstimo, cadeiras de rodas, andarilhos, equipamento específico para fisioterapia, entre outros.

Refira-se que a Loja Solidária será dinamizada por voluntários e está aberta à quarta-feira, das 10h às 12.30h. No entanto, qualquer contacto para entrega ou recolha de material poderá ser efectuado junto do Serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Mação, cujo gabinete se situa no mesmo edifício. A entrega de materiais poderá ainda ser efectuada no Posto de Turismo de Mação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *