Cultura, Torres Vedras

“A Vivência Quotidiana Municipal Torriense no Século XVI” vai ser o tema da última sessão deste ano do evento Chás de Pedra em Torres Vedras

A última sessão deste ano do evento Chás de Pedra realiza-se no próximo dia 20 de julho, subordinada à temática “A Vivência Quotidiana Municipal Torriense no Século XVI”.

Nesse âmbito, pelas 21h30, na Azenha de Santa Cruz, Carlos Margaça Veiga (da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Academia Portuguesa de História), abordará a mencionada temática.

Segundo é referido a propósito da mesma, como nota introdutória, “pela pena do escrivão da câmara, descobre-se o pulsar tangível do quotidiano das gentes da vila torriense no período de Quinhentos. Sente-se um concelho agrário no seu âmago, onde se mistura a produção pecuária, mas a que não são alheias as atividades mercantil e artesanal. E testemunha-se a presença de diversos poderes, dialogantes e conflituantes, que se confrontam nos diferentes passos e palcos da vivência municipal.”.

O ciclo de colóquios Chás de Pedra está integrado no programa Onda de Verão e regressa no próximo ano.

A inscrição para a participação na referida sessão é gratuita e deve ser efetuada no Arquivo Municipal de Torres Vedras; ou pelo n.º de telefone: 261 320 736; ou pelo e-mail: arquivo@cm-tvedras.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *