Sociedade, Trofa

Milhares de visitantes marcaram presença nos primeiros dias da edição da ExpoTrofa/Feira dos Povos

A Câmara Municipal da Trofa inaugurou, no passado dia 7 de julho, a edição da ExpoTrofa, este ano juntamente com a primeira edição da Feira dos Povos

 

Este ano, este certame, vital para o plano de promoção turística do Concelho, introduziu a vertente da multiculturalidade e da mostra de outras realidades culturais do mundo, e em simultâneo, toda a ExpoTrofa/Feira dos Povos decorre  numa nova localização, junto à estação da CP, deixando o Parque Nossa Senhora das Dores, dado que o arranque das obras de Requalificação, no âmbito de uma Candidatura a Fundos Europeus, ter estado previsto para esta data.

 

Esta localização renovada, ampla, moderna e bem estruturada agradou aos que já passaram pela ExpoTrofa/Feira dos Povos, e foram já considerando que “o novo espaço beneficiou a organização, a mobilidade, a circulação e a visibilidade do evento”.

 

Este grande certame foi, uma vez mais, organizado pela Câmara Municipal e pela Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora das Dores e decorre integrado no projeto de dinamização e Requalificação Urbana dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, abrangido pela Candidatura ao Programa de Ação (PRU/2/2008) – Grandes Centros”, no âmbito do instrumento de Politica “Parcerias e Regeneração Urbana”, inscrito no Eixo IV – Qualificação do Sistema Urbano do Programa Operacional Regional do Norte.

 

A inauguração desta grande mostra contou com dezenas de personalidades do Concelho, tendo a comitiva, liderada pela Presidente da Câmara e pelo restante Executivo Municipal, visitado na ocasião, cada um dos 200 stands da ExpoTrofa/Feira dos Povos, no recinto que se estende por mais de 13 mil metros quadrados.

 

Durante a cerimónia, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, reforçou “a ideia da importância do evento para o fomento da economia local, já que a ExpoTrofa/Feira dos Povos é já um símbolo da Trofa, que apresenta mais de 200 empresas, artesãos e associações. O tom atrativo do certame, projeta a Trofa na região e reforça a imagem de qualidade do Concelho, trazendo visitantes e turistas ao certame, por isso, consideramos que esta é uma aposta ganha e um contributo importante para a revitalização do turismo e da economia local”.

 

O primeiro dia da ExpoTrofa/Feira dos Povos ficou ainda marcado por muita animação, e pelo palco passaram o Grupo “Passos de Dança”, Moda, danças folclóricas da APPACDM da Trofa, Boom Fitness, grupos de percussão, fado entre muitas outras atividades.

 

Esta mega iniciativa da Autarquia divulga e promove o tecido económico e empresarial do Concelho, bem como dinamiza o movimento associativo local, propondo ainda uma viagem pelas culturas do mundo, permitindo um conhecimento alargado das vivências e da forma de estar de outros povos.

 

Este ano, a Câmara Trofense lançou, de novo, o convite a todas as Freguesias, bem como às várias coletividades do Concelho para que fossem elas a assumir a animação das noites da ExpoTrofa/Feira dos Povos.

 

Desta forma, em cada dia deste certame, as várias associações, grupos e ranchos sobem ao palco, proporcionando muita animação para todos os gostos, usufruindo assim, de um momento privilegiado para mostrarem o seu talento e o trabalho desenvolvido, ao longo do ano.

 

Até ao final da ExpoTrofa/Feira dos Povos, há ainda muita animação para ver e conhecer e pelo palco passarão ainda, na quarta-feira, o grupo a Rapaziada e as Marchas de S. Pedro da Maganha. Já na quinta-feira, 12 de julho sobe ao palco, Elsa Carneiro e os Guidoesdance e na sexta-feira, 13 de julho, atua Junyor Jackson.

 

O dia 14 de julho, sábado fica reservado à atuação da Associação Muro de Abrigo com música tradicional portuguesa, à Associação Recreativa Juventude do Muro com apresentação de artes marciais e aeróbica, ao Grupo de Jovens “Juventude sem Fronteiras com um teatro musical e ao final da noite o palco recebe os Hypnotic Wall.

 

A ExpoTrofa/Feira dos Povos chega ao fim, domingo, 15 de julho com os espetáculos da tarde e da noite a serem dedicados à lusofonia, incluindo a atuação do Grupo Multicultural, dos Mon a Mon, com danças típicas de Cabo Verde e encerrando a edição 2012 com a atuação do grupo Trofense Sons e Cantares do Ave.

 

Durante toda a feira mostra, um dos grandes pontos de atração continua a ser a praça da alimentação, onde as tasquinhas são rainhas, e onde foi sempre possível saborear as deliciosas maravilhas gastronómicas que as várias associações/tasquinhas presentes apresentam.

 

Programa ExpoTrofa/Feira dos Povos

7 a 15 de julho

Zona envolvente Estação da CP

 

DIA 11 (Quarta) Santiago de Bougado

21H30   -Grupo “A Rapaziada”

22H30   -Marchas de S. Pedro da Maganha

 

DIA 12 (Quinta) Guidões

21H30   -Elsa Carneiro

22H00   -Guidoesdance

 

DIA 13 (Sexta) São Mamede do Coronado

21H30   -Junyor Jackson

 

DIA 14 (Sábado) Muro

18H00   -Associação Muro de Abrigo

Música Tradicional Portuguesa

20H00   -Associação Recreativa Juventude do Muro

Artes Marciais e Aeróbica

21H00   -Grupo de Jovens “Juventude Sem Fronteiras”

Teatro Musical

22H00   -Hypnotic Wall

 

DIA 15 (Domingo) Município da Trofa/ Feira dos Povos

18H00, 20H00

-Grupo Multicultural (a confirmar)

19H00   -Mon na Mon (danças tradicionais guineenses)

21H00   -CV5 (músicas típicas de Cabo Verde)

22H30   -Sons e Cantares do Ave

 

Para mais informações:

Casa da Cultura da Trofa

Avenida D. Diogo Mourato

Lagoa – Santiago de Bougado

4785-580 Trofa

Telefone| 252 400 090

Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *