Felgueiras, Sociedade, Turismo

SABORES IN FELGUEIRAS 2012 – uma iniciativa de sucesso

Realizou-se a sessão de encerramento da II edição da iniciativa “Sabores IN – Gastronomia & Vinhos 2012”. Uma cerimónia cujo objetivo se prendeu com a apresentação dos resultados do II Concurso Gastronómico Sabores IN 2012, subordinado ao tema INovar na tradição, uma iniciativa que visou aumentar o conhecimento, incrementar a cooperação entre os agentes locais, fomentar a parceria e promover os produtos que integram a oferta turística concelhia.

 

Na festa de encerramento, realizada na sala dos arcos da Quinta da Lixa, estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre agentes económicos ligados ao projeto, organização e entidades parceiras.

 

Em representação da Câmara Municipal de Felgueiras, o presidente Inácio Ribeiro, a vereadora do turismo Dulce Vieira e a vereadora da cultura Carla Meireles; o presidente da Associação Empresarial de Felgueiras Nuno Fonseca; o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte (ERTPNP) – Melchior Moreira; o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) – Manuel Pinheiro; o presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP) e presidente do júri do concurso gastronómico – Agostinho Peixoto.

 

Na cerimónia Inácio Ribeiro, enalteceu o trabalho de todos os agentes e parceiros locais envolvidos no projeto turístico “Sabores IN”: restaurantes, produtores de vinhos, produtores de doçaria tradicional, AEF, Cooperativa Terras de Felgueiras, Quinta da Lixa, Escolas de Lagares e de Idães, Agência de Viagens Marão Tâmega, Rádio Felgueiras bem como dos parceiros, de âmbito regional e nacional: ERTPP, CVRVV, Rota do Românico e APTP.

O autarca deixou uma mensagem de estímulo aos agentes económicos, de interesse em criar parcerias fortes, e de apostar fortemente no turismo [referindo-se às suas grandes potencialidades e recursos], tendo como âncora a Rota do Românico, e os produtos de excelência (citando o Pão de Ló, os vinhos e o calçado) do concelho cujo efeito sinérgico permitirá constituir uma oferta cada vez mais forte e diferenciadora no mercado.

Melchior Moreira, presidente da ERTPNP, felicitou o município de Felgueiras por ser cada vez mais positivo, destacando a relevância da oferta turística e a dinâmica em curso para o desenvolvimento do concelho pela via do turismo – acrescentando valor para a oferta da própria região do Turismo do Porto e Norte.

Melchior Moreira salientou o excelente trabalho de Felgueiras na promoção turística, considerando o projeto Sabores IN uma das referências da Gastronomia & Vinhos na região.

Agostinho Peixoto – presidente do júri, referiu a excelência da gastronomia em Felgueiras sobretudo na oferta de cozinha tradicional, embora reconhecendo a importância da inovação para responder a alguma procura do mercado. Enalteceu o progresso dos restaurantes da primeira para a segunda edição do concurso, e disse não ter dúvidas de que o Sabores IN é já um dos eventos de referência da agenda da Turismo do Porto e Norte.

 

Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, incidiu o seu discurso na importância de integração da oferta “gastronomia & vinhos” cada vez mais relevante para o desenvolvimento turístico da região, vincando a relevância da aposta da restauração em vinhos de qualidade – marcas da região que são de reconhecida excelência não só ao nível nacional como internacional.

Os restaurantes vencedores do concurso foram: na categoria Melhor Menu Sabores IN “Tradição” o restaurante BRASÃO (Prémio melhor Menu), e na categoria Melhor Menu Sabores IN “Cozinha de Autor” o restaurante SOPA DE PEDRA (Menção Honrosa). Os restaurantes receberam, também, os certificados de vencedores nas respetivas categorias.

 

Receberam certificado de participação nas duas categorias a concurso: Menu Sabores IN – “Tradição” e “Cozinha de Autor” os seguintes restaurantes: Tasca da Isausa, Caffé Caffé, Quinta da Rapadiça, e Laranjada. Receberam certificado de participação na categoria Menu Sabores IN – “Tradição”, os seguintes restaurantes: Cimo de Vila, Monte Belo, S. José, Zona Verde e Sopa de Pedra. Receberam certificados de participação na categoria Menu Sabores IN “Cozinha de Autor” os restaurantes HEDE e Brasão.

 

A prova comentada de quatro vinhos da Quinta da Lixa (todos medalhados nos mais reputados concursos mundiais, exportados para 20 países e disponíveis nas cartas de vinhos de muitos dos melhores restaurantes do mundo) foi um momento de relevante interesse do programa. O enólogo da casa – Carlos Teixeira comentou a prova dos vinhos, o que se traduziu numa verdadeira ação de formação de enogastronomia. O enólogo referiu a importância da parceria estratégica, pois a presença de uma marca da Quinta da Lixa em Nova Iorque abre “portas” para a entrada de outras marcas de Felgueiras e da região no mercado e vice-versa.

 

O curso EFA (educação e formação de adultos) do IEFP de Braga a decorrer na AEF – Associação Empresarial de Felgueiras apresentou diversas iguarias. O serviço esteve a cargo dos jovens alunos do curso de serviço de mesa da Escola de Lagares. Na degustação entraram também os doces tradicionais e os vinhos dos produtores de referência do concelho.

 

O programa foi enriquecido com momentos musicais (violino, piano e guitarra) pela “Art music – berço da cultura da Lixa”, da responsabilidade de professores e alunos desta escola de música.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *