Loures, Sociedade, Turismo

Festival do Caracol Saloio começa este fim de semana em Loures

A 13.ª edição do Festival do Caracol Saloio, o maior e mais afamado evento gastronómico do género a nível nacional, tem início esta sexta-feira, 13 de julho, às 17h00, na cidade de Loures. Este certame, que vai decorrer até 29 de julho, tem crescido de ano para ano e, em 2011, superou as expectativas, com 70.000 visitantes que consumiram 13 toneladas de caracóis e 26 mil litros de bebidas.

 

Promovido pela Câmara Municipal de Loures, esta edição do Festival do Caracol Saloio conta com a participação de 10 tasquinhas que durante 15 dias vão servir uma grande variedade de pratos cozinhados com caracóis e caracoletas. Além do tradicional prato de caracóis cozidos, vão ser apresentados novos pratos.

 

Aos apreciadores do popular gastrópode, a variada oferta gastronómica permite saborear especialidades como: Favada de Caracoletas, Rissóis de Caracol, Macedónia de Caracoleta com Maionese, Caldeirada de Caracoletas, Empada de Caracoleta, Caracoleta à Escabeche, Caracoleta de Caril, Caracoleta à Sevilhana, Pão de Caracol ou Bacalhau com Caracóis. Este ano haverá outra novidade: o bolo oficial do Festival do Caracol Saloio.

 

A animação musical será uma constante, ficando a cargo dos grupos Kris Rosa & Zé Carolino, Carlão, Trio Maravilha, Kamané, Banda Classe e Nelo Ribeiro, autor do hino do Festival do Caracol Saloio.

 

No decorrer do Festival e á semelhança do ano passado, existirá um espaço para os mais novos, dinamizado pela Casa do Infantado – Associação Crescer Ser, com muita animação e divertimento, dos quais, entre muitas outras atividades, se destaca: slide, parede de escalada e pinturas faciais.

 

Paralelamente ao Festival, que vai estará patente a Arte Loures – Feira de Artes e Ofícios, uma mostra de artesanato tradicional e urbano.

 

Mais informação e horários do certame: http://www.cm-loures.pt/Agenda_jul12_Caracol.asp

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *