Cultura, Vale de Cambra

Projeto ConViver Vale de Cambra levou contos da tradição oral ao Jardim da Feira dos Ovos

“Contos com Todos”, uma iniciativa do projeto ConViver Vale de Cambra, apresentou no passado dia 7 de julho, à noite, tesouros da tradição oral portuguesa com o ator/contador Carlos Marques e a sua mala de contos.

Este espetáculo – “Contos Cantados” – deu a conhecer, de uma forma alternativa e original, as velhas histórias do imaginário português.

Enquadrado pelo Jardim da Feira dos Ovos, em pleno coração da cidade, o contador convidado instalou o seu cantinho mágico a partir de onde cantou contos como “Ti Zé do Carapuço”, “Cabaça Cabacinha”  ou “O velho, o rapaz e o burro”, entre outros.

Cantou… e encantou perante uma plateia com miúdos e graúdos. Foi com entusiasmo que todos se deixaram envolver nas encenações de Carlos Marques, nas quais foram desafiados a cantar, a gesticular ou a dialogar com o ator.

Carlos Marques chamou às suas performances narrativas Mala de Contos, bagagem com a qual tem vindo a atravessar todo o país, e que abriu para o público que teve o prazer de o ouvir em Vale de Cambra. Dali saiu o seu “fato de contador”, o rei curioso que o auxiliou num dos contos e o Gaspar, o pequeno e felpudo companheiro de palco de Carlos Marques que, ao som de “Singing in the rain”, ajudou à boa disposição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *