Gondomar, Sociedade

Gondomar disponibiliza 50 Oleões

Com o objetivo de dar continuidade à recolha e gestão de Óleos Alimentares Usados (OAU) – valência já implementada desde 2009 –, e de dar cumprimento ao legalmente disposto, a Câmara Municipal de Gondomar aderiu, em junho, à Rede Supramunicipal de Gestão de Óleos Alimentares Usados.

O projeto tem como objetivo final a colocação de 50 oleões em locais públicos, estrategicamente definidos, que permitam à população separar e depositar o óleo usado – em vez de serem utilizadas outras soluções, incorretas e nefastas para o meio ambiente.

A colocação destes equipamentos já teve início e vai ser complementada com informação genérica à população (através da divulgação de cartazes e da entrega de folhetos informativos). Os locais definidos para a colocação dos oleões têm como objetivo privilegiar áreas próximas de instalações coletivas (de edifícios e instalações públicas), nomeadamente nos dois ecocentros, nas Juntas de Freguesia, em estabelecimentos de ensino, centros comerciais, supermercados e hipermercados, lares de idosos, centros de saúde ou bombas de abastecimento de combustível, entre outros.

Os oleões dispõem de um orifício para a deposição de garrafas e garrafões, não originando, assim, derrames de óleo. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas contactando a Linha Verde do Departamento de Ambiente, pelo 800 200 129 (ou pelo telefone 224 662 650).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *