Cultura, Vila Real de Santo António

Músicas das três culturas do mediterrâneo encontram-se em Cacela Velha em Vila Real de Santo António

O magnífico cenário natural de Cacela Velha vai ser palco do ciclo de músicas das três grandes culturas do mediterrâneo: árabe-andalusi, judaica-sefardita e medieval cristã.

 

Esta antiga vila, que foi entre os séculos X e XIII um porto costeiro e um importante núcleo urbano no Garb al-Andalus, com valiosos testemunhos da presença islâmica, irá receber ao longo de 3 noites (27, 28 e 29 de julho) grupos musicais que testemunham antigas heranças musicais do al-Andalus numa altura em que muçulmanos, cristãos e sefarditas coexistiam e partilhavam elementos relevantes da sua cultura.

 

Com este ciclo, pretende-se ainda mostrar como as tradições musicais antigas e contemporâneas no Sul da Península Ibérica e Norte de África evidenciam ao nível dos instrumentos, textos e técnicas vocais uma cultura partilhada ao longo de séculos.

 

O objetivo é proporcionar ao espetador um encontro cultural diferente e sugestivo, da mesma forma que a riqueza da música do Al-Andalus reúne tanta diversidade de povos e culturas.

 

Assim, no dia 27 de julho, sobe ao palco o grupo «Sefardim», que trará as cores da música judaica sefardita. No dia seguinte, o programa estará a cargo dos «Aquitania» e da sua música de origem medieval cristã. O festival encerra no dia 29 de julho com o grupo «Iman Al Kandousi» e os ritmos árabe-andalusí.

 

Os concertos do «Ciclo de Música Três Culturas» terão lugar no cemitério antigo de Cacela Velha, têm um preço único de oito euros e são coorganizados pela Ibérica – Eventos & Espetáculos e pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Todos os espetáculos têm início às 22h00.

 

 

 

«Ciclo de Música Três Culturas»

 

Programa:

 

27 Julho – 22h00

SEFARDIM – música judaica sefardita

 

28 Julho – 22h00

AQUITANIA – música medieval cristã

 

29 de Julho – 22h00

IMAN AL KANDOUSI – música árabe-andalusí

 

 

 

Notas:

 

– Os concertos têm lugar no Cemitério Antigo, pelas 22h

 

– Os bilhetes têm o valor de 8 euros (por espetáculo) e estarão à venda na sede da ADRIP, em Cacela Velha, nos dias 27, 28 e 29 julho, entre as 17h00 e as 21h45

 

– Informações: 917 606 796

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *