Cultura, Óbidos, Sociedade

Ceias Medievais para reviver a história num ambiente único em Óbidos

As Ceias Medievais são, mais uma vez, uma das grandes apostas do Mercado Medieval de Óbidos 2012, que inaugura na próxima quinta-feira, dia 19 de julho. Trata-se de um repasto rico em iguarias num ambiente único, onde a música e a dança são uma constante, não esquecendo as pitorescas encenações recriadas por bobos e as místicas criaturas que cospem fogo. Refeições onde provará iguarias de outros tempos, regadas com aromáticos vinhos.

Reviver o passado, intensamente e de forma divertida, é participar nas Ceias Medievais do Grande Mercado Medieval de Óbidos. As ceias recriam o ambiente de um repasto medieval, proporcionam uma experiência única, num ambiente selecionado, mesmo no coração do mercado. No palco principal decorrem os grandes espetáculos e é aqui, num espaço cuidadosamente preparado, que serão lugar as referidas ceias.

Na Idade Média, excetuando alguns períodos de maiores dificuldades económicas ou de cataclismos naturais, a alimentação da população, incluído todos os estratos sociais, seria razoável e suficiente para as necessidades nutricionais da época. As principais refeições do dia eram: o jantar e a ceia. Jantava-se, nos finais do século XIV, entre as dez e as onze horas da manhã e a Ceia tomava-se por volta das seis ou sete horas da tarde, muito próximo do anoitecer.

A base da alimentação era, essencialmente, o pão, a carne e o vinho. Contudo existiam outros alimentos e temperos que aludiam alguma abundância e riqueza gastronómica, tendo como principais temperos: o vinho, o sumo de citrinos, o azeite, a manteiga para cozinhar e as especiarias para condimentar. Para colorir um pouco os pratos, era usual utilizar açafrão para o amarelo, sândalo e pimentão para o vermelho e a couve roxa para os tons azuis.

Ceias Medievais

€35,00 por pessoa, a partir dos 6 anos (entrada + traje + ceia)

17H00 às 20h00 recolha do traje

20h30 início do repasto

As ceias deverão ser reservadas até 24h antes da data pretendida, mediante pagamento de 50 por cento do valor total da ceia. As reservas deverão ser levantadas e pagas até às 17h00 do dia pretendido.

Reservas/informações: posto.turismo@cm-obidos.ptt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *