Reguengos de Monsaraz, Sociedade, Tecnologia

Reguengos de Monsaraz implementou tecnologia LED na iluminação pública das principais ruas da cidade

A iluminação pública das principais ruas da cidade de Reguengos de Monsaraz já está dotada de tecnologia LED. O Município de Reguengos de Monsaraz substituiu 255 luminárias e as suas lâmpadas de vapor de sódio por LED branco, um investimento de 107 mil euros com financiamento comunitário de 80 por cento pelo INALENTEJO.

 

A operação “Eficiência Energética na Iluminação Pública no Alentejo Central” foi apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e enquadrada no Regulamento Específico Energia do Eixo 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento. As luminárias com tecnologia LED foram colocadas na Rua de S. Marcos, Rua António José de Almeida, Rua General Humberto Delgado, Rua 1º de Maio, Rua Joaquim Agostinho, Rua João de Deus, Rua de Évora, Rua de Mourão, Rua da Junqueira e no parque de estacionamento das piscinas municipais.

 

Esta tecnologia permite ao Município de Reguengos de Monsaraz obter um baixo consumo de energia proporcionando um elevado grau de eficiência, mas haverá também redução dos custos de manutenção pois assim a iluminação pública tem mais tempo de vida útil (cerca de 50 mil horas) e maior resistência a impactos e vibrações. Com a tecnologia LED aplicada à iluminação pública não será emitida radiação ultravioleta, evitando a atração de insetos à luminária e a sua degradação, minimiza a poluição luminosa pois a sua luz é direcionada de forma ideal e por operar em baixa tensão diminui os riscos de acidentes e proporciona segurança na sua instalação e utilização.

 

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “a gestão adequada dos recursos disponíveis conduz ao aumento da eficiência energética e à utilização racional da energia”. Assim, diz o autarca, “a utilização de sistemas de iluminação mais eficientes reduz os custos municipais com eletricidade e de manutenção das luminárias, garantindo uma melhor qualidade de iluminação que aumenta o conforto visual e a perceção de segurança para os peões, esperando-se igualmente benefícios na redução do número de acidentes rodoviários noturnos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *