Santa Comba Dão, Sociedade

Auditório Municipal de Santa Comba Dão acolheu Sessão Plenária do CLAS a 27 de Junho

Pelas 15 horas de quarta-feira, dia 27 de Junho, o Auditório Municipal (Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários) de Santa Comba Dão acolheu mais uma Sessão Plenária do Programa Rede Social do Conselho Local de Acção Social de Santa Comba Dão.

 

A sessão de abertura foi conduzida por Adelina Silva, responsável pelo Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, que deu as boas-vindas aos parceiros sociais presentes na sessão.

 

Da ordem de trabalhos definida para a reunião destaca-se a apresentação por parte do Centro de Emprego de Tondela de Medidas Activas de Emprego e Formação Modelar Certificada para Trabalhadores de IPSS’s.

 

No que se refere às Medidas Activas de Emprego, Rosa Silva apresentou aos parceiros sociais presentes as medidas Contrato Emprego-Inserção e Contrato Emprego-Inserção +, fazendo uma caracterização de cada tipo de medida, quais os objectivos das mesmas, os apoios a elas associados, os beneficiários a que se destinam e quais as entidades promotoras que se podem candidatar às medidas.

 

A representante do Centro de Emprego de Tondela abordou de forma sucinta as formas de candidatura e quais os procedimentos a efectuar após a validação das mesmas alertando para a obrigatoriedade de continuação de procura activa de emprego para os trabalhadores inseridos na medida Contrato Emprego-Inserção +, de acordo com a legislação em vigor.

 

Nesta reunião Rosa Silva aproveitou, ainda, para tomar conhecimento de como estão a correr os Programas/Medidas já em curso por parte de algumas entidades parceiras, procedendo à auscultação de dificuldades sentidas, bem como as áreas em que necessitam de formação para os seus colaboradores.

Para além da abordagem a estes programas de apoio, foram, ainda, esclarecidos alguns conceitos relativos aos Estágios Profissionais que podem ser contratualizados pelas entidades.

 

Neste ponto, esclareceu que estes estágios, com duração de 9 meses, se destinam a entidades privadas com ou sem fins lucrativos e que o beneficiário pode realizar o Estágio Profissional desde que: tenha completado o 9º ano ao abrigo do Programa Novas Oportunidades, tenha completado o 12º ano, tenha realizado um curso de Nível IV ou Curso Superior e tenha até 30 anos de idade.

 

Rosa Silva especificou que, nestes casos, o valor de comparticipação da bolsa a pagar pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP é de 75% e que, caso o trabalhador que a entidade pretende recrutar não reúna as condições necessárias para a realização do Estágio Profissional, pode ser contratado ao abrigo do Programa Estímulo 2012 cuja comparticipação da bolsa do IEFP é de 50% podendo atingir os 60%.

 

Relativamente à Formação Modelar Certificada para Trabalhadores de IPSS’s Rosa Silva referiu que esta se destina ao aperfeiçoamento de algumas competências dos trabalhadores.

 

Referiu, também, que a intenção do Centro de Emprego de Tondela é promover uma formação modelar no concelho de Santa Comba Dão, tendo em conta as necessidades de formação dos trabalhadores das instituições, conciliando formandos empregados e desempregados na mesma turma promovendo, assim, a partilha de experiências dos participantes.

 

Em termos de apoio financeiro, o Instituto de Emprego e Formação Profissional comparticipa, apenas, o subsídio de alimentação aos formandos no valor de 4,27 euros por cada dia de formação alertando para o facto de que basta haver o registo de uma falta por parte do formando para que este não seja certificado.

 

No final da apresentação das medidas, Adelina Silva deu por concluída a reunião deixando uma nota aos parceiros sociais de que este ano, devido à conjuntura económica que o país atravessa e depois de auscultados alguns empresários que participaram em anos anteriores, não se irá realizar a ExpoColumba – Feira de Actividades Económica, Sociais e Industriais do concelho de Santa Comba Dão, esperando poder retomar tal iniciativa no próximo ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *