Cultura, Portimão

“CINEMA – exposição de vídeo-arte” invade Portimão

De 6 a 17 de julho, será apresentada em diversos espaços de Portimão a iniciativa “CINEMA – exposição de vídeo-arte”, que convida a percorrer a cidade através de uma mostra ampla e transversal da cultura visual presente na arte contemporânea emergente.

 

Com entradas gratuitas, poderão ser vistas em seis locais distribuídos por Portimão as obras de oito jovens artistas de relevo internacional, numa ligação simbólica que pretende proporcionar aos visitantes uma experiência marcante de fruição da arte e da cidade.

 

Na etic_algarve, escola técnica de imagem e comunicação, estará a instalação multimédia “Infinite Suns” de Marco Donnarumma, enquanto na cisterna do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, vai ser possível visitar a instalação interativa “K.~” do artista-programador André Sier.

 

Por sua vez, no edifício da Antiga Lota de Portimão, estará patente o filme “Minhocão” de Raphael Grisey, uma película sobre comunidade e reabilitação, que servirá também de mote a uma mesa-redonda, iniciativa da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Sul, que abordará a reabilitação do património edificado.

 

No TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, estarão expostos a instalação de três canais “Wedding” de Koken Ergun, na Black Box, e “Assault UK – PT”, da dupla portuguesa Mário Pires Cordeiro e João Lima Duque no Pequeno Auditório, ao passo que na Casa Manuel Teixeira Gomes, estará em exibição a instalação de dois canais “Exercise 2:WordS” da dupla Maria Baptista e Nuno Barreiras, na Sala Multiusos. E no pátio, será possível ver o filme “Territórios”, de Mónica Baptista.

 

 

Por fim, o Museu de Portimão apresentará “Found Footage” de Clemens von Wedemeyer, no átrio do auditório, existindo durante este período várias iniciativas paralelas, como um ciclo de cinema em local ainda a confirmar, apresentações e conversas, concertos e djs, assim com dois workshops no ISMAT: “Open Frameworks 7” por André Sier e “Livemedia and FLOSS (Pure Data)” com Marco Donnarumma.

 

A festa de abertura, agendada para o dia 6 de julho, terá lugar em dois locais distintos, o Largo 1º de Dezembro, onde às 18h00 começa a atuação de Missa Baila e Navarro, e o espaço exterior do Museu de Portimão, com Live-acts Round House Kick e GI Joe Shows, a partir das 21h00.

 

Esta iniciativa da plataforma download – associação cultural, com curadoria e direção de Marisa Baptista e apoio institucional da Fundação Calouste Gulbenkian, parte da vontade de oferecer uma programação cultural inovadora e estimulante aos algarvios e aos turistas, numa mostra variada e transversal da cultura visual que se encontra presente na arte contemporânea e nos seus cruzamentos com o cinema.

 

Ao mesmo tempo que visa estimular os sentidos através da arte, “CINEMA – exposição de vídeo-arte” é um projeto desenhado para a cidade e pretende também estimular um passeio por Portimão, de forma a gerar dinâmica, troca de conhecimento e riqueza emocional, contando a nível local com os apoios do ISMAT, da Câmara Municipal de Portimão e da etic_algarve.

 

 

 

 

Mais informações:

 

Marisa Baptista – 967 430 863

CINEMAvideoArte@gmail.com

marisa.cinemavideoarte@gmail.com

workshops.cinemavideoarte@gmail.com

www.cinemaexposicaovideoarte.org

http://www.facebook.com/CinemaExposicaoVideoArte

 

Programação por espaço:

 

TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Black Box – Wedding de Koken Ergun – instalação de 3 canais de vídeo

Pequeno Auditório – Assault UK-PT de Mário Pires Cordeiro e João Lima Duque

Horário normal de funcionamento – terça a sábado: 14h00 -19h00  (exceto na inauguração, até às 23h00)

 

Museu – Auditório

Found Footage (from The Fourth Wall) de Clemens von Wedemeyer – filme-pesquisa incluído na obra The Fourth Wall

Horário normal de funcionamento – quarta-feira a domingo: 10h00-18h00 e terça-feira: 14h00-18h00

 

Casa Manuel Teixeira Gomes

Exercise 2: WordS de Marisa Baptista e Nuno Barreiras – instalação 2 canais de vídeo

Territórios de Mónica Baptista

Horário – segunda a sexta: 10h00-23h00, sábado e domingo 17h00 – 23h00

 

Antiga Lota de Portimão

Minhocão de Raphael Grisey – filme-ensaio
Horário: segunda a quinta: 17h00 – 22h00 e sexta, sábado e domingo: 15h00 -22h00

 

ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

K.~ de André Sier – instalação interativa – 18h00 -23h00 (fechado ao domingo)

 

Programa dos workshops no ISMAT

6 e 7 julho: OF007 – introdução ao OpenFrameworks 7 por André Sier, artista-programador: ambos dias de manhã e à tarde, total 14 horas

9, 10 e 11 julho: Live Media and FLOSS, Focus on Pure Data com Marco Donnarumma, artista new media, workshop falado em inglês (ou espanhol, italiano): dia 9 de julho segunda-feira à tarde, dia 10 e 11 manhã e tarde (cerca de 18 horas no total)

Inscrição: 70€ | número mínimo (8) e máximo de participantes (12) | >15 anos

 

etic-algarve

The Infinite Suns Project de Marco Donnarumma, instalação video e áudio
Horário: 17h00 -22h00 de segunda a quinta e das 15h00 -22h00 à sexta e sábado (fechado ao domingo)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *