Entroncamento, Sociedade

Centro de Estudos Politécnicos do Entroncamento apresentou Cursos em Conferência de Imprensa

Foi apresentado, no dia 2 de julho, em Conferência de Imprensa, o CEPE – Centro de Estudos Politécnicos do Entroncamento. Este Centro de Estudos Politécnicos surgiu duma parceria entre O Instituto Politécnico de Tomar – IPT com a Câmara Municipal do Entroncamento.

 

A conferência de Imprensa contou com a presença dos representantes dos órgãos de Comunicação locais e regionais, da Dra. Paula Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, do Prof. Doutor Luí Ferreira, Diretor da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, pólo do IPT, da Engª Ana Ferreira, Coordenadora do Gabinete de Gestão de Projetos do IPT e da Dra. Sofia Mora, Diretora do Centro de Línguas daquela Instituição.

Numa primeira abordagem, foi apresentado o CEPE, de seguida indicaram-se os objetivos que se propõe alcançar e, por fim, a oferta educativa existente.

Este projeto corresponde a uma aspiração do Município em retomar o Ensino Superior, que esteve presente, outrora no nosso Concelho.

 

O CEPE constitui uma unidade de formação pertencente ao Instituto Politécnico de Tomar, estrutura descentralizada que irá funcionar no Entroncamento, nas instalações da antiga Escola E.B. nº4 e Jardim de Infância nº3, junto ao “Jardim da Aranha”, situada na Rua Infante de Sagres, n.º 41 A. O CEPE possui uma vasta oferta educativa, que, para além de outros, inclui os Cursos CET (Cursos de Especialização Tecnológica), Pós-graduação e Mestrados.

 

Destacamos os cursos que se encontram prontos a ministrar:

 

– Produção Industrial (Pós-Graduação);

– Energias Renováveis (Pós-Graduação;

– Eletrónica Médica (Curso de Especialização Tecnológica)

– Engenharia Mecatrónica (Pós-Graduação);

– Gestão e Manutenção de Instalações Desportivas (Pós-Graduação);

– Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Formação Avançada – Nível VI)

 

Para além destes cursos, está ainda em fase de preparação o curso de Tecnologia Ferroviária. Os cursos apresentados são inovadores, na medida em que se trata de uma oferta, especificamente estruturada e vocacionada para o Concelho do Entroncamento, porquanto se relaciona com os Caminhos-de-ferro.

Por outro lado, após um estudo cuidado da população do Concelho, através da análise dos últimos censos populacionais, houve o cuidado de implementar cursos que abrangem várias áreas do setor ferroviário, bem como cursos, cuja oferta, a nível nacional é escassa, como é o caso do Curso de Especialização Tecnológica em Eletrónica Médica e a Pós-graduação em Gestão e Manutenção de Instalações Desportivas.

 

Desta oferta educativa evidencia-se ainda o ensino das línguas estrangeiras, a importância do “Inglês Técnico”, as ditas “Línguas Raras” e a “Língua Portuguesa para Imigrantes” – PLE (Português Língua Estrangeira).

 

Em Setembro próximo, está já previsto o início do Curso de Formação Avançada – Nível VI de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, cujas inscrições decorreram até julho.

 

O Município de Entroncamento, associado ao CEPE. ipt, pretendem dar um passo mais arrojado e implementar o Ensino Politécnico e Superior na cidade, valorizando a sua população através de uma formação específica e de qualidade que contribuirá, certamente, para enriquecer o Concelho, a Região e o País, fomentando o empreendedorismo e catapultando os jovens para uma melhor qualificação pessoal e profissional que lhes conferirá melhores espectativas para o seu futuro.

 

Para mais informações, consulte o site do IPT, no endereço: do www.ipt.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *