Arouca, Sociedade

Universitários descobrem Arouca, durante simpósio doutoral

Cerca de 40 estudantes e professores de um programa doutoral, desenvolvido em parceria pelas Universidades do Porto e de Aveiro, desenvolveram a sua atividade académica em Arouca, durante os dias 28 e 29 de junho. Para além do «retiro académico», estes universitários puderam conhecer aspetos de um território único, que os cativou a regressarem.

 

As atividades letivas do «Summer Doctoral Consortium» decorreram na Biblioteca Municipal, sob a orientação dos professores Fernanda Ribeiro e Armando Malheiro. No dia 28, decorreu o programa cultural, preparado pela autarquia, no Museu Municipal. Uma visita à exposição temporária «Outros Horizontes», com pintura de S. Morillo, e à mostra permanente «Memórias de uma Ruralidade» foi, depois, abrilhantada pelo Conjunto Etnográfico de Moldes, com cantas e cramóis do Cancioneiro de Arouca. Houve ainda «Conversas no Museu», dedicadas ao tema «Vivências do Mundo Rural», terminando o programa com a degustação de um caldo e com alguns passos de dança, num pequeno baile.

 

A sessão de encerramento, com entrega dos certificados, teve lugar na sexta-feira, 29, no salão nobre dos Paços do Concelho. Estiveram presentes Artur Neves, presidente da Câmara Municipal, Maria de Lurdes Fernandes, vice-reitora da Universidade do Porto, Fernando Mendes, vice-reitor da Universidade de Aveiro, Fernanda Ribeiro, coordenadora do CETAC (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Universidade de Aveiro), e Armando Malheiro, docente da Universidade do Porto e coordenador do programa de Doutoramento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *