Almada, Cultura

Peter Stein em colóquio no São Luíz em Almada

Peter Stein, um dos grandes mestre do teatro europeu, estará na próxima quinta-feiraàs 18h30 para um colóquio aberto ao público e aos jornalistas, no São Luiz Teatro Municipal. Vera San Payo Lemos conversa com o renomado encenador sobre Fantasia Fausto, recital criado a partir de Fausto, de Goethe.

 

A presença em palco – pela primeira vez em Portugal – de Peter Stein, o mítico director da Schaubühne de Berlim (entre 1970 e 1985), constitui um momento histórico para o Festival. Sozinho em cena, acompanhado apenas pelo pianista Giovanni Vitaletti, Stein recitará excertos do Fausto de Goethe, uma obra que montou integralmente para a Exposição Universal de Hannover 2000, com 19 horas de duração e com Bruno Ganz no papel do protagonista, numa interpretação verdadeiramente épica. A música deste recital é da autoria de Arturo Annecchino, que já colaborara com Peter Stein na produção original do Fausto. Na legendagem do espectáculo será utilizada a tradução que João Barrento fez da obra-prima de Goethe, um dos expoentes máximos da cultura europeia

 

Peter Stein (n.1937) foi assistente de Fritz Kortner no Kammerspiele de Munique, onde veio a assinar em 1967 a sua primeira encenação: Salvo, de Edward Bond. Entre 1970 e 1985, assumiu a direcção da Schaubühne, companhia que rompeu com o modo de trabalhar da generalidade dos teatros municipais, criando um modelo alternativo marcado pela autonomia artística.

 

Vera San Payo Lemos (n. 1951) tem a licenciatura em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e o Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa. É professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa desde 1993. Em 2006, foi distinguida com a Medalha Goethe “pela forma excepcional como estabeleceu a ligação entre Portugal e a Alemanha”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *