Felgueiras, Sociedade

Festa de S. Pedro atraiu milhares de pessoas em Felgueiras

Inauguração da regeneração do percurso das capelas, cortejo das flores, marchas populares, atuação de vários grupos foram os motivos que levaram dezenas de milhares de pessoas à alameda de Santa Quitéria, no último fim-de-semana para comemorar as festas em honra de S. Pedro.

Felgueiras ofereceu um programa muito diversificado para as comemorações das festas do concelho e isso traduziu-se em vários momentos altos, durante o fim-de-semana de 27 de junho a 01 de julho.

O momento mais alto das suas festividades do concelho, foi o Cortejo das Flores – muito apreciado por milhares de felgueirenses –, que este ano inaugurou as obras de melhoramento, realizadas pela Câmara Municipal, no percurso das Capelinhas, o qual se encontra completamente renovado e com melhores condições de acesso para os peregrinos.

A banda Amor Eletro, considerada a revelação musical de maior sucesso em Portugal, levou à alameda dezenas de milhares de pessoas.

A noitada de S. Pedro apresentou ainda a atuação das Bandas de Música do concelho, uma sessão de fogo-de-artifício e a Festa da Juventude denominada “S. Pedro sai à noite”, com animação DJ’s.

No dia 29, feriado no concelho, as ruas da cidade encheram-se de espectadores e de participantes no tradicional Cortejo das Flores, desde o centro de Felgueiras até ao monumento do Imaculado Coração de Maria, em Santa Quitéria.

A tarde do dia 29 foi diversificada e com várias atividades lúdicas e religiosas.

À noite foram entregues os prémios aos vencedores do concurso Pinta os Jogos Olímpicos, dando lugar ao espetáculo musical com os jovens talentos felgueirenses designado Prata da Casa.

No sábado, a alameda voltou a ter mais cor com as inúmeras pessoas que não quiseram perder as Marchas de S. Pedro.

Atuaram 7 marchas: Marcha da Associação Sirgo de Sendim, Marcha da Junta de Freguesia de Caramos, Marcha do Rancho Folclórico de Stª Luzia de Airães, Marcha da Junta de Freguesia de Margaride, Marcha da Junta de Freguesia de Sousa, Marcha da Junta de Freguesia de Várzea e Marcha da Vila da Longra. Esta noite culminou com a atuação do artista felgueirense Fernando Martins.

As festividades enceraram no domingo, com a realização de um festival de folclore, no qual participaram cinco grupos: Rancho Folclórico de Margaride – Felgueiras

Rancho Folclórico de Pegadinhas do Ribeiral, Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova e Rancho Folclórico de Varziela.

 

 

Inauguradas as obras do percurso das Capelas

 

Os milhares de devotos peregrinos que formaram o grandioso Cortejo das Flores, no dia de S. Pedro, a partir do centro da cidade até ao Monte de S. Quitéria, estrearam o percurso completamente renovado do percurso das Capelas, agora com as melhores condições.

Esta foi uma importante obra da Câmara Municipal na reabilitação do percurso de grande importância em termos religiosos.

 

Secretária de Estado do Turismo na receção aos peregrinos

A maior festa do concelho contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, que recebeu oficialmente, junto ao presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, ao presidente da Assembleia Municipal, Paulo Rebelo e aos vereadores, Carla Meireles, Dulce Vieira e João Sousa, os milhares de peregrinos que formaram o Cortejo das Flores até ao monumento do Imaculado Coração de Maria.

A governante esteve no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde assinou o livro de hora e teceu elogios ao trabalho que tem sido feito em Felgueiras, em prol do desenvolvimento turístico do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *