Lousã, Sociedade

Feira anual de São João 2012 – um sucesso a vários níveis – Lousã

A Feira Anual de São João 2012, que teve lugar de 21 a 24 de junho, assumiu-se, mais uma vez, como um evento de referência.

 

Durante estes dias a Lousã mostrou uma dinâmica muito própria sendo de destacar a forte participação popular em todos os eventos que faziam parte do programa das festas.

 

Assim, a 21, 5ª feira, as Piscinas da Nossa Senhora da Piedade foram, mais uma vez, palco de um emotivo espetáculo de Fados de Coimbra pelo Grupo “Fado ao Centro”. Também neste dia, no Parque Municipal de Exposições, o lousanense Ramiro Simões, subiu a palco e assinalou o início das festividades com um espetáculo de qualidade.

 

No dia 22, 6ª feira, pelas 17h30m, teve lugar a inauguração da Mostra Comercial e Industrial do Concelho da Lousã.

 

Com a presença de cerca de 60 expositores, a Mostra Comercial e Industrial assumiu-se como uma montra do que melhor se faz no Concelho nas áreas do comércio, indústria e serviços.

 

Ainda neste dia, no palco instalado no recinto do Parque Municipal de Exposições, teve lugar um espetáculo do “Avô Cantigas”, figura interpretada pelo Lousanense Carlos Alberto Vidal que celebra 30 anos de carreira, seguindo-se o espetáculo dos 10 anos de carreira dos também lousanenses “Ponto e Vírgula”. O Dj DrKatela encerrou a noite com um “set” de músicas dos anos 80 e 90.

 

Já no dia 23, as ruas da vila foram “invadidas” pelo desfile das marchas sanjoaninas. Com a presença de 10 marchas (8 de adultos e 2 de crianças), o desfile ficou marcado pela cor, brilho, alegria e originalidade de cada marcha e também pela presença de milhares de pessoas que, ao longo das diversas artérias, aplaudiram efusivamente o trabalho dos cerca de 500 marchantes.

 

No Parque Municipal de Exposições atuou a banda de baile Lousanense “Notas Soltas”.

 

Pela noite dentro, os já tradicionais arraiais populares, com muita música e sardinha assada foram a escolha de milhares de pessoas que, até altas horas, dançaram numa das noites mais longas do ano no Concelho.

 

No dia 24, Domingo, Feriado Municipal, teve lugar a 1.ª edição da Gala do Feriado Municipal – Prémios Lausus 2012. Nesta gala foram reconhecidas as vidas e obras de patronos e premiados tendo por objetivo assinalar o contributo de cidadãos, instituições ou empresas que desempenham um papel importante no desenvolvimento do Concelho.

 

À noite, no palco instalado no Parque Municipal de Exposições, subiu a palco Rita Guerra que brindou os presentes com um concerto de qualidade elevada.

 

A Feira Anual de São João 2012 teve uma programa mais alargado sendo ainda de destacar a reedição do Concurso de Vestidos de Chita, uma iniciativa com bastante tradição e reconhecimento, que, após 15 anos de interregno foi novamente realizada tendo registado uma forte adesão.

 

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “este é um evento marcante e que foi, a vários níveis, um verdadeiro sucesso, nomeadamente, ao nível da adesão do público nas diversas iniciativas que constavam do programa e também no forte envolvimento dos Lousanenses. Entendemos que este evento reforça a afirmação do Concelho e do orgulho de Ser Lousanense.”

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *