Mangualde, Sociedade

Rede de pequenos produtores da região em Mangualde

Na manhã, dia 28 de junho, pelas 11h00, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde acolheu a assinatura do contrato de assistência técnica e comercialização de frutos vermelhos realizado entre a COAPE – Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde e a empresa espanhola Asturianberries, S.L.

 

As negociações foram realizadas com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, tendo o edil mangualdense, João Azevedo, marcado presença nas negociações realizadas em Gijón, Espanha. Também a cerimónia de hoje contou com a presença do autarca de Mangualde.

 

Com o objetivo de por em marcha uma rede de pequenos produtores da região (média 1 hectare), organizados mediante contratos de integração com a COAPE, este contrato visa facilitar aos produtores os meios de produção adequados (plantas, produtos…), formação, e a assessoria técnica, para que possam ser capazes de produzir em condições ótimas, além de lhes garantir a comercialização do produto aos melhores preços de mercado possíveis. Desta forma, concretiza-se assim, o ensejo dos associados da COAPE que tencionam explorar este cultivo, na medida em que o referido contrato assegura, a todos os associados integrados, o escoamento de toda a produção nos próximos 15 anos. Estão assim criadas as condições ideais para o sucesso deste projeto, de interesse económico e social para a região, na medida em que é uma atividade tradicionalmente intensiva em capital e reconhecidamente geradora de novos empregos com baixos investimentos se comparado às demais alternativas de desenvolvimento económico.

 

A Asturianberries S. L. é uma empresa criada para o desenvolvimento tecnológico, cultivo e comercialização de frutos vermelhos, com domicilio em Villaviciosa, Principado das Astúrias em Espanha, com ligações à Euroberries Marketing, Hortifrut Chile e La Cooperativa de Gijón.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *