Sardoal, Sociedade

Festas de Sardoal em setembro com Feira Nacional do Fumeiro

Uma das grandes novidades das Festas do Concelho de Sardoal 2012, que decorrem entre 21 e 23 de setembro, será a inclusão da VI edição da Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que funcionará no espaço da Praça Nova, numa parceria com a Associação TAGUS.

Nesse local será instalado ainda um polo de divulgação de artesanato sardoalense e dos agentes económicos concelhios ligados à produção de vinho e doçaria.

Pretende-se que a Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão seja uma mais-valia potenciadora de promoção e animação económica de produtos típicos de várias regiões do país, inovando o figurino dos festejos e tornando-o mais atrativo na sua oferta sócio-cultural e lúdica.

Outra das novidades será a realização de Jornadas do Património, cujo tema incidirá sobre “Os Quadros do Mestre do Sardoal”. A iniciativa reunirá, no dia 21, reputados académicos e especialistas da História de Arte.

De igual modo o Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, iniciado em 2011, terá agora a devida continuidade graças ao envolvimento da Federação do Folclore Português (dia 22).

Uma vez mais, as Festas do Sardoal vão contar com a efetiva participação das associações locais que promoverão diversas atividades, das quais se destaca o X Festival Hípico, a cargo da Associação Recreativa da Presa (dia 23).

Quanto à música, merece relevo a atuação, no dia 21, do grupo “UXUKALHUS” (que recentemente lançou o álbum “Extravagante” e que trouxe novas sonoridades à música de raiz portuguesa) e o regresso ao palco principal das Festas, dia 22, da banda “One Vision”, com o seu magnífico concerto de tributo aos míticos “Queen”. O encerramento das festas, dia 23, será entregue ao GETAS com um espetáculo produzido especialmente para esta ocasião.

Como sempre, serão instaladas tasquinhas com gastronomia da região e organizados recitais de música clássica e ligeira, uma exposição de artes plásticas, uma homenagem ao cinema português com a exibição do filme “CISNE”, de Teresa Vilaverde, desporto e muitos outros “temperos” que fazem das Festas do Concelho de Sardoal “um evento com muitos eventos”, contribuindo para o seu carisma e projeção cultural e artística.

As Festas do Concelho são promovidas pelo Município e destinam-se a celebrar a elevação do Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531. Comemoram-se, portanto os 481 anos desta efeméride. 22 de setembro é Dia do Concelho (feriado municipal).       

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *