Évora, Sociedade

Évora homenageia cidadãos

O dia 29 de Junho, Feriado Municipal, Dia de S. Pedro, padroeiro do concelho de Évora, volta a ser celebrado com a homenagem da cidade a uma série de cidadãos que ao longo dos últimos anos se notabilizaram em diferentes áreas da sociedade eborense, com a Câmara Municipal a distinguir, amanhã, pelas 11 horas, Ananias Quintano, Artur Goulart, Francisco Venda e Suzete Chaveiro com a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata.

 

 

ANANIAS DELFIM COURELAS QUINTANO – Diretor de Escola com mais anos em exercício de funções no país, foi Diretor da Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, onde se aposentou, depois de mais de trinta anos no desempenho do cargo de Diretor desta instituição.

Acresce ainda salientar que, para além de ser o docente com mais anos de ser­viço no cargo de Director de Escola na área de influência da DREA, é também o mais antigo de todo o país (a aposentar-se neste momento), pelo que realçamos a sua inestimável colaboração com esta Câmara Municipal, na qual revelou sem­pre uma grande disponibilidade e cordialidade, e assinalamos a sua competência profissional, o exemplo de cidadania e todo o empenho e dedicação com que serviu a causa pública e, especialmente, o sector da Educação (…).

 

ARTUR GOULART DE MELO BORGES – Artur Goulart de Melo Borges nasceu nas Velas, na Ilha de S. Jorge, Açores, em 12 de Abril de 1937.

Licenciado em arqueologia pelo Pontifício Instituto di Archeologia Cristiana. Pós­-graduado em Museologia e História da Arte, é também formado em Teologia e Estudos Árabes.

Artur Goulart esteve 20 anos ligado profissionalmente ao Museu de Évora, en­quanto Técnico Superior do Museu de 1979 a 1992; e desempenhando as funções de Diretor entre 1992 e 1999 (…).

 

FRANCISCO ANTÓNIO VENTURA VENDA – Natural de Oriola, Concelho de Portel, Francisco António Ventura Venda de 87 anos de idade, pequeno agricultor até Março de 1975, data em que com outros pequenos agricultores e operários agrícolas fundou a Cooperativa Agrícola de Torre de Coelheiros.

Desde muito novo se dedicou ao cante alentejano, tendo em 1956 fundado o Grupo Coral Pastores do Alentejo de Torre de Coelheiros, do qual é o presidente da Direcção e o principal dinamizador;

É o responsável e orientador do Grupo e autor de grande parte do reportório deste Grupo Coral. De entre muitas modas, destacamos as seguintes: A cegonha, O pastor alentejano, Olha a linda mondadeira, Évora Minha, Certo dia um pardal, Sobreiro Velhinho (…).

 

SUZETE MARGARIDA QUADRADO DOS VULTOS CHAVEIRO – Natural de Évora, Suzete Margarida Quadrado dos Vultos Chaveiro, exerceu fun­ções no Município de Évora durante cerca de 40 anos, tornando-se uma referên­cia na área das Relações Públicas e Protocolo. Ao longo do seu percurso profissional e no exercício das suas funções, Suzete Chaveiro teve um papel notável enquanto Relações Públicas. Prestou assessoria na área do protocolo, a muitas Câmaras Municipais e outros organismos públicos e privados. Organizou e apoiou diversas iniciativas de cariz protocolar, nomeadamente rece­ções a diversas delegações e instituições e a altas entidades públicas nacionais e estrangeiras, de que são exemplo a Visita Oficial de Sua Majestade a Rainha Isabel de Inglaterra em 1985 e as Comemorações do 10 de Junho em 1986 (…).

 

Durante a cerimónia de homenagem a cidadãos – entrega de medalhas de mérito municipal classe prata, a edilidade irá ainda entregar uma Bolsa de Mérito Académico a Mário Calado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *