Celorico de Basto, Educação

Concurso “Resíduos a Peso” premeia três escolas de Celorico de Basto

Decorreu hoje, 28 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Celorico de Basto a entrega de prémios às três escolas vencedoras de um concurso promovido pela Resinorte, “Resíduos a Peso”, todas elas do concelho de Celorico de Basto.

O Jardim de Infância de Covas, Carvalho, foi o vencedor ao arrecadar 486,95 kg de resíduos o que dá uma média de 30 kg por aluno, num total de 15 alunos.

Uma iniciativa que destacou a preocupação ambiental no concelho de Celorico de Basto tal como referiu o presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, presente na cerimónia de entrega dos prémios. “Celorico de Basto é um concelho que tem trabalhado ativamente na reciclagem com a criação de diversos protocolos que promovam a saúde do ambiente. Estas iniciativas são primordiais para incutir nas crianças o gosto pelo preservação ambiental, criando hábitos saudáveis em prol do bem estar da comunidade ”, referiu o autarca.

O diretor do agrupamento de escolas, Marcelino Mota, presente na iniciativa mostrou-se satisfeito com o sucesso dos jardins de infância do concelho. “O empenho destas crianças e educadores nesta iniciativa são um exemplo a seguir pelos mais velhos, colegas e encarregados de educação, para que contribuam para o bom ambiente no concelho” salientou.

Com o objetivo de incentivar as crianças e jovens para a separação dos resíduos sólidos Urbanos, a iniciativa incidiu na aquisição de resíduos destinados ao contentor amarelo do ecoponto.

Gerardo Menezes, Administrador Executivo da Resinorte, deixou patente que a iniciativa teve por missão “incentivar os jovens para a separação e valorização dos resíduos sólidos e urbanos numa ótica de alterar comportamentos em benefício do meio ambiente”.

Uma ação direcionada a todas as escolas do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico dos concelhos da área de abrangência da Resinorte e a classificação dos participantes decorreu de acordo com a média aritmética mais alta tendo em consideração o peso das embalagens entregues e o número de alunos da escola.

O pódio do concurso ficou preenchido por três escolas de Celorico de Basto com o Jardim de Infância de Covas, Carvalho, em primeiro lugar, o Jardim de Infância de Moreira do castelo, em segundo tendo o terceiro lugar do pódio sido conseguido pelo Jardim de Infância de Assento, fervença.

Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, pelo Administrador Executivo da Resinorte e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a referir, um computador portátil para o primeiro classificado, uma televisão LED para o segundo e uma máquina fotográfica para o terceiro lugar do pódio. Na cerimónia de entrega dos prémios esteve presente, para além de outras personalidades, o vereador da autarquia responsável pelo Ambiente, Fernando Peixoto.

O concurso contou com a participação de 18 escolas e recolheu milhares de Kg de resíduos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *