Santo Tirso, Sociedade

Ocupação Jovem 2012 – Santo Tirso

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso arranca já na próxima segunda-feira, dia 2 de Julho, o projecto Ocupação Jovem 2012 que, sob o lema VIGIAR PARA PRESERVAR, vai colocar jovens do concelho a vigiar a floresta. A iniciativa prolonga-se por dez semanas, terminando a 7 de Setembro.

 

No programa “Vigiar para Preservar” participam 220 jovens (com idades compreendidas entre os 16 aos 25 anos de idade e residentes no concelho) que irão ocupar o seu tempo livre de uma forma saudável e ativa, cooperando com os agentes de proteção civil e as autoridades policiais do concelho na detecção dos incêndios florestais.

 

Os jovens serão distribuídos por três postos de vigilância, nomeadamente em Santo André (Freguesia de Vila das Aves), Monte do Padrão (Freguesia de Monte Córdova) e Agrela (Freguesia de Agrela), locais que pela sua localização geográfica estratégica se tornam fundamentais na vigilância e na deteção de incêndios florestais. Lembramos que a floresta ocupa cerca de metade da área total do Município de Santo Tirso.

 

Importa referir ainda que os jovens vigilantes terão à sua disposição um kit formado por mapas, binóculos, telemóvel, água, chapéu, t-shirt, boné e uma mala de primeiros socorros. Para além disso, os jovens participantes contarão com um apoio de dois euros por hora por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso.

 

Estas equipas de jovens serão coordenadas pelos monitores que constituem a Rede Secundária de Vigilância existente no Concelho de Santo Tirso no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI). Tanto os monitores como os jovens vigilantes têm participado em várias ações de formação e sensibilização (foto em anexo) com a presença das corporações dos bombeiros voluntários do município e das forças de segurança.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *