Felgueiras, Sociedade

Milhares de pessoas nas festas comemorativas da Cidade de Felgueira

Milhares de pessoas participaram nos quatro dias de festa comemorativa do XVII aniversário da elevação da Lixa à categoria de cidade, cujo programa decorreu entre quarta-feira, dia 21, e domingo passado, dia 24.

A abertura das comemorações teve início pelas 15 horas de quarta-feira, com um desfile de crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra, seguindo-se a apresentação do livro (em BD) “Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos”, de José Ruy, na Casa da Cultura da Lixa, com a presença do autor, do presidente da Câmara (Inácio Ribeiro) e da vereadora da Cultura (Carla Meireles). À noite, atuou a banda de Música da Lixa

Na noite de sexta-feira realizou-se o VIII Encontro de Tunas Académicas, momento de grande animação e com a presença de muitas pessoas.

No sábado, depois das cerimónias religiosas na Igreja Nova, houve lugar a uma cerimónia junto ao Monumento do Combatente em homenagem aos militares mortos durante a Guerra Colonial. À noite, desfilaram grupos etnográficos pelas ruas da cidade que participaram no XXV Festival de Folclore “Cidade da Lixa”.

O programa reabriu no domingo pelas 14h, com uma atividade denominada “Idades (com)vida”. Ente outras animações, realizou-se o IV Encontro de Coros GRAAL. As comemorações terminam com um espetáculo musical, a partir das 21 horas.

A Câmara Municipal de Felgueiras foi a entidade organizadora, em parceria com as Juntas de Freguesia de Borba de Godim, Macieira da Lixa, Santão e Vila Cova da Lixa, da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da LixAnima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, da GRAAL e da Paróquia de Vila Cova da Lixa.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *