Desporto, Mação, Sociedade

Mação Homenagou Professor Zé Maia.

No passado dia 24 de Junho a Câmara Municipal de Mação promoveu uma Homenagem Pública ao conhecido Professor Zé Maia. O Pavilhão Municipal de Mação recebeu o seu nome passando a designar-se Pavilhão Municipal Professor José Maia Marques.

A homenagem teve início com um discurso do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Dr. José Manuel Saldanha Rocha, que destacou a sua dedicação à educação, ao desporto, à cultura e ao associativismo, uma entrega que tem alimentado ao longo da vida e que o tornam a pessoa especial e conhecida que é. Saldanha Rocha, que o tratou sempre por “amigo Zé Maia” dedicou ainda um poema de sua autoria ao homenageado. Seguidamente, Zé Maia e Saldanha Rocha descerraram a placa evocativa que baptizou o agora Pavilhão Municipal Professor José Maia Marques.

Estiveram presentes muitos populares, antigos alunos, antigos colegas, amigos e família. Emocionado, Zé Maia disse que “tenho duas opções de agradecimento, ou conto histórias de toda uma vida, ou digo simplesmente, como Eusébio: “Muito obrigado”!” Optou pela segunda opção e dirigiu-se aos presentes dizendo um comovido “Muito Obrigado”.

A filha mais velha de Zé Maia, Cristina, quis deixar uma palavra de agradecimento à Homenagem Pública, dizendo que “este dia é muito feliz para mim pois, não há aqui espaço para partidos, clubes ou o que seja, hoje homenageia-se um Homem pelo que ele é e representa. Felizmente esta homenagem é feita antes de ser tarde. Estou muito orgulhosa”. As palavras sentidas deixaram o homenageado muito comovido. Comovidos ficaram também todos os presentes quando Zé Maia referiu que, para ser um dia perfeito, “gostava de ter aqui o meu pai, o Sr. Elvino Pereira e o Smith”. Mação sabe que se tratam de pessoas importantes na sua vida e juntou-se a ele, aplaudindo-os aos três.

Zé Maia recebeu ainda lembranças do Director do Agrupamento de Escolas de Mação, do Presidente da Associação Desportiva de Mação e da Presidente da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga.

Teve ainda lugar uma actuação do Grupo Cultural “Os Maçaenses”, do qual Zé Maia é presidente e teve ainda lugar um pequeno jogo de Futsal Velhas Glórias ADM X Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga.

Esta foi uma homenagem que tinha de ser feita, pelo envolvimento e dedicação que sempre imprimiu naquilo que faz. A paixão pelo desporto que sempre conseguiu transmitir aos seus alunos e que ainda hoje é visível. Já não dá aulas mas está sempre envolvido em alguma actividade desportiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *