Alcoutim, Sociedade

Parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro foi inaugurado em Alcoutim

Decorreu, no passado sábado, dia 23 de junho, a inauguração do parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro. A cerimónia contou com as presenças do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Eng. David Santos, do presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), Sr. José Pires, do presidente da Junta de Freguesia do Pereiro, Sr. António Margarida, e do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral.

À cerimónia compareceram os habitantes da freguesia do Pereiro e já alguns caravanistas atraídos pela beleza do parque, situado junto à barragem, e pelas condições da infraestrutura, equipada também com uma plataforma para a pratica informal de desporto.

O presidente da FPA, Sr. José Pires, felicitou a autarquia de Alcoutim pela obra, que constituirá uma mais-valia para o concelho e para os autocaravanistas, que procuram também espaços mais calmos, fora da agitação dos grandes centros urbanos. “O parque está direcionado para o desenvolvimento económico do concelho”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, referindo que a freguesia do Pereiro tem sofrido, nos últimos anos, um grande desenvolvimento, com a construção da ETAR, a ligação à Águas do Algarve, a construção de habitação social, novos arruamentos, a abertura do Museu do Ferreiro e o trabalho desenvolvido por associações como a Cumeadas e a Estrela Pereirense. Pelas mesmas razões, e pela acessibilidade que as juntas de freguesia representam junto de uma população isolada e envelhecida, o presidente, Sr. António Margarida, lamentou, indignado, a resolução do Governo em extinguir uma freguesia do concelho. O Eng. David Santos garantiu que a CCDR está a trabalhar no sentido de agilizar os licenciamentos de parques de autocaravanismo, em particular nas reservas agrícolas, uma aposta que beneficia todos. O presidente da CCDR sublinhou ainda que, embora o concelho de Alcoutim tenha perdido 20% da população, a construção de habitação aumentou também 20%. Cerca de 40% das habitações em Alcoutim foram referenciadas como 2ª habitação, continuava, o que transmite a ideia de que está muita gente a viver em Alcoutim, embora ainda recenseada noutro concelho, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa.

Depois da cerimónia, seguiu-se a tradicional sardinhada de S. João, organizada pela Junta de Freguesia do Pereiro e Associação Estrela Pereirense.

Com lugar para 16 caravanas, este parque permite aos caravanistas abastecer-se de água potável, carregar baterias e libertar águas residuais, nas devidas condições sanitárias. A estação pode ser usada por dois veículos em simultâneo em regime “self-service”, com utilização de moedeiro.

A obra custou 174.900,00 euros e foi cofinanciada pelo PO Algarve.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *