Póvoa de Varzim, Sociedade

Aprendizagem ao longo da vida em debate na ESRP na Póvoa de Varzim

“Sejam empreendedores e apostem na vossa formação”. Este foi o apelo deixado por Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal, dia 19 à tarde, na Escola Secundária Rocha Peixoto, na sessão de abertura do Seminário “Iniciativa Novas Oportunidades: desafios atuais”, organizado pela Equipa do Centro Novas Oportunidades da escola.

A autarca referiu-se ao empreendedorismo no nosso concelho, assinalando o papel preponderante do Município ao apoiar a população, dando-lhe suporte técnico, enriquecendo os conhecimentos e aconselhando os potenciais empreendedores.

Neste sentido, Lucinda Delgado informou que para o efeito a autarquia criou, recentemente, em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários, uma incubadora de empresas que funciona na Praça do Almada, em dois espaços que pertencem à Câmara. Pretende, assim, apostar claramente nas camadas mais jovens da nossa população e na sua vontade de desenvolver projetos, esclareceu.

“A Póvoa pode e deve ser, pois tem todas as condições para esse efeito, um concelho com uma economia pujante assente nas mais-valias que nos diferenciam dos demais”, garantiu.

Na área da formação, “o município tem promovido ao longo dos últimos anos diversas ações de formação destinadas não só a funcionários municipais mas também a toda a comunidade, em parceria muito estreita com o Instituto de Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim e outras entidades”, anunciou.

Albertino Cadilhe, Diretor da ESRP, referiu-se aos condicionalismos sofridos no âmbito dos Centros de Novas Oportunidades causados pela mudança de governo em 2011, originando uma certa inflexão e desaceleração dos processos. No entanto, apesar das circunstâncias, o Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Rocha Peixoto funciona em pleno, informou. Tal acontece porque a direção da escola reconhece a importância de promover o completamento da formação de adultos, encarando a aprendizagem ao longo da vida como o cerne da sua educação, revelou, salientando a importância do sentido de continuidade na aquisição de saberes.

Também Luís Samuel, Coordenador do CNO da ESRP, assinalou a importância da aprendizagem integrada e contínua que o Centro promove, assegurando a qualidade e a relevância da aprendizagem ao longo da vida e valorizando socialmente os processos de qualificação e de certificação adquiridos.

O seminário contou com a presença de dois especialistas na área da educação e formação de adultos numa lógica de aprendizagem e orientação ao longo da vida, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim sendo, José Manuel Castro apresentou o tema Novas Oportunidades: Iniciativa VS Encaminhamento – realidade atual e Joaquim Luís Coimbra referiu-se aos Novos Desafios da Educação de Adultos.

A iniciativa teve como finalidade a partilha de conhecimentos e experiências na área da educação de adultos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Perante momentos de indefinição quanto ao futuro, a temática a abordada, “Iniciativa Novas Oportunidades: desafios atuais”, toma nova direção e pretende trazer perspetivas acerca do trabalho realizado pelos Centros, sobretudo numa ótica integradora dos desafios que são colocados atualmente aos Centros Novas Oportunidades.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *