Póvoa de Varzim, Turismo

“Os Camponeses de Navais” na estreia de “Domingos das Nossas Gentes” – Póvoa de Varzim

O Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” marcou, no domingo, 17 de junho, o início do programa “Domingos das Nossas Gentes”, organizado pela autarquia com o objetivo dos grupos folclóricos do concelho se mostrarem à comunidade.

Durante todo o dia, ou melhor, até quando as condições meteorológicas o permitiram, o grupo esteve no Auditório da Lota animando o espaço com as suas danças e cantares, a vender os produtos hortícolas da sua região e ainda alguns petiscos e bebidas. Isto porque, para além de dar a conhecer o trabalho artístico do grupo, é intenção deste evento angariar receitas.

Em jeito de balanço, José Serra, Presidente do Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, referiu que a iniciativa do município é excelente e o facto de serem o primeiro grupo a participar foi “uma grande responsabilidade”. No entanto, a nível de lucros obtidos das vendas ficou aquém das expectativas porque o São Pedro não ajudou.

Sobre o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”:

Nasceu em 1983 e desde a sua fundação tem desenvolvido essa atividade cultural respeitando com grande rigor os usos e costumes da freguesia de Navais e do concelho da Póvoa de Varzim.

Um dedicado trabalho de pesquisa etnográfica, trouxe ao grupo trajes característicos de diversas fainas agrícolas ligadas ao campo e a festa.

As danças e as cantigas nasceram da terra, como as modas de terreiro, e os cantares de trabalho que são parte importante do reportório do Grupo Folclórico os Camponeses de Navais.

O Grupo tem participado em vários festivais de folclore de norte a sul de Portugal, nacionais e internacionais. Também tem participado em alguns Países nomeadamente em França Espanha e na Ilha da Madeira.

O Grupo Folclórico “Os Camponeses de Navais” está filiado no INATEL e é membro efetivo da Federação do Folclore Português desde 15 de Dezembro de 1998.

 

Quanto aos “Domingos das Nossas Gentes”, regressa já no dia 24 de junho com o grupo Danças e Cantares CBS Amorim. Em julho, será a vez do Rancho Folclórico “As Lavradeiras de St.ª Maria de Terroso”, dia 8, e do Rancho Tricanas da Lapa, a 15. O Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” atua a 26 de agosto e o Rancho Folclórico S. Pedro de Rates, a 2 de setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *