Felgueiras, Sociedade

Felgueiras inaugurou duas obras executadas na freguesia de Pombeiro

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, inaugurou, no passado sábado, dia 16 de junho, as obras de construção da Escola Básica de Felgueiras, na freguesia de Pombeiro.

 

Esta foi, como referiu o autarca Felgueirense, a inauguração de “mais uma obra que está ao serviço dos jovens e que permitirá que eles aprendam, cresçam, evoluam e estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro”.

Enquanto decorria a sessão inaugural da escola, o edil felgueirense recordou que “ para concluir esta escola, a Câmara Municipal teve de deitar mãos à obra e retificar o projeto inicial que não previa algumas intervenções fundamentais para o bom funcionamento do equipamento”.

Refira-se que o projeto inicial não contemplava a construção de muros de suporte, acabamentos das casas de banho, colocação tetos falsos nas salas, pavimento do gimnodesportivo, iluminação da área envolvente, grades de proteção nos passeios, e o parque de estacionamento não tinha as dimensões adequadas para a circulação de autocarros.

O investimento total da obra ultrapassou os 7 milhões e 290 mil euros; deste montante, no âmbito do QREN, foi considerada elegível a verba de 6 milhões e 953 mil euros, sendo a verba restante da responsabilidade municipal.

Inácio Ribeiro finalizou a sua intervenção dizendo que, “o investimento na educação não passa apenas pela criação de equipamentos, mas no apoio em todas as atividades educacionais. Por isso colaboramos com as famílias na educação das crianças, através da oferta de livros escolares aos mais carenciados, disponibilizamos uma rede de transportes abrangente, oferecemos kits escolares didáticos, apoiamos nas refeições, entre outras iniciativas complementares.”

Na altura o diretor Regional da Educação, João Grancho, que se deslocou a Felgueiras em representação do governo, felicitou a autarquia pelo trabalho e mencionou que o Ministro da Educação está a acompanhar o trabalho que está a ser efetuado no concelho. “O Ministro da educação pediu-me para vos transmitir que considera o trabalho efetuado por vós notável no que respeita a educação. Este é um município que sabe que a educação é fundamental para a evolução da sociedade”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Lagares, António Bragança, mencionou que o dia da inauguração do equipamento foi “um dia de festa para a comunidade educativa de Felgueiras. Apesar da crise financeira que o país atravessa a educação tem tido um grande investimento e isso é fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, mencionou.

A infraestrutura recebeu a bênção do Bispo Auxiliar do Porto D. António Taipa que felicitou o concelho pela obra e desejou “que este local seja um foco da aprendizagem, do saber e do bem comum”.

A Escola Básica de Felgueiras, localizada em Pombeiro e junto ao Centro Escolar da freguesia, infraestrutura que receberá 750 alunos, provenientes das freguesias de Pombeiro, Jugueiros, Sendim, Friande, Lagares, Penacova, Regilde, Vila Fria, Vizela (S. Jorge) e Margaride – do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, para além dos cursos profissionalizantes e de educação/formação de adultos.

Este equipamento vem resolver o problema da sobrelotação das atuais Escolas EB 2,3 de Lagares e D. Manuel Faria e Sousa.

No mesmo dia, no período da tarde, o presidente da Câmara inaugurou a Capela Mortuária de Pombeiro, localizada junto ao cemitério local, com uma área total de 155 m2, incluindo a área de culto, a dos sanitários e aos arranjos exteriores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *