Celorico de Basto, Sociedade

Cor, música e alegria brilham nas marchas populares em Celorico de Basto

Em mês de Santos populares, Celorico de Basto apresentou, no dia 17 de junho, no pavilhão gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto, as marchas populares, desenvolvidas pelos idosos do programa Celorico a Mexer, inserido no pelouro da Ação Social da Câmara Municipal.

As condições meteorológicas alteraram o local das marchas mas não alteraram a boa disposição, a animação e o brilhantismo de uma atividade que contou com centenas de pessoas a participar num recinto que se tornou demasiado pequeno face ao público presente.

“O S. Pedro abençoou-nos com uma água que nos dará força e vitalidade para continuar a fazer atividades com esta beleza que de forma alegre e divertida transformam cada momento num momento único como é usual e apanágio das pessoas que fazem parte do programa Celorico a mexer”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, presente na iniciativa.

O autarca salientou as muitas atividades desenvolvidas pelo programa ao longo do ano em que é notória a “qualidade e o perfecionismo que todos colocam no desenvolvimento das ações promovidas para que corram da melhor forma”.

Foi o terceiro ano de uma iniciativa pautada pela qualidade cada vez maior das marchas e pelo aumento crescente de participantes.

Foram 15 marchas a desfilar ao som de diversas melodias como “Aldeia da Roupa Branca” de Amália Rodrigues e “Festa é festa” de Anita Guerreiro que destacam as características das marchas populares. Os participantes, idosos, pessoas portadoras de deficiência e técnicos que trabalham no programa, tornaram o momento único e maravilharam a plateia com as diferentes coreografias apresentadas.

As 22 freguesias fizeram-se assim representar com diferentes temas a citar, Alegria, Balões, Ceifeiras, Costureiras, Descobrimentos, Fado, Flor, Festas e Romarias, Girassóis, Jogos de Taberna, Lavadeiras, Manjericos, Mar, Peixeiras e Padeiras.

A iniciativa, que arrasta cada vez mais público, contou com a presença, para além do presidente da Câmara Municipal, com o presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes e o Vereador da Cultura e Desporto, Fernando Peixoto.

O evento contou com uma plateia que se destacou pela animação que de forma dinâmica, através de aplausos, participou ativamente nas marchas populares.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *