Santa Comba Dão, Sociedade

D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, Visitou o Município de Santa Comba Dão

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Comba Dão foi palco, pelas 12:30 horas da passada sexta-feira, dia 08 de Junho, da visita de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, inserida na programação da Visita Pastoral efectuada por D. Ilídio ao concelho de Santa Comba Dão.

 

Nesta sessão com os funcionários da Autarquia, D. Ilídio Leandro foi recebido por João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal, António José Correia Vice-Presidente e Fernando Cruz, Vereador, e deixou algumas palavras de conforto e de ânimo aos presentes.

 

No final foi presenteado com algumas lembranças da Autarquia e visitou os diversos gabinetes de trabalho.

 

Pelas 15 horas, deste dia, D. Ilídio reuniu neste espaço com a Autarquia num encontro que contou com as presenças do executivo camarário, dos vereadores do partido Socialista, com um representante da Assembleia Municipal, de alguns Presidentes de Junta, representantes dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão e GIPS e que teve como objectivo central tomar conhecimento do funcionamento das diversas instituições.

 

Na sua intervenção, fez um balanço das visitas que efectuou a diversos locais e instituições da Freguesia de Santa Comba Dão lembrando a forma amável como foi recebido nos estabelecimentos diversos estabelecimentos de ensino – Centro Escolar do Centro e Escola Preparatória durante a manhã e tarde de Segunda-feira, Escola Profissional durante a manhã de Terça-feira e Escola Secundária na manhã de Quarta-feira – e também a forma como foi abordado pela população salientando que, em todo o concelho se nota a alegria e entusiasmo em receber o Bispo.

 

No final da sua intervenção, referiu ainda que Portugal está a viver uma situação preocupante e difícil nas diversas vertentes face à crise económica que atravessa, e que cada pessoa, instituição, associação vai enfrentando da melhor forma.

 

No entanto, salientou que a situação crítica que está, a montante, na base de outras é a crescente crise de valores da sociedade actual e que está na base do pensamento da Igreja.

 

Segundo D. Ilídio, apesar das políticas económicas e financeiras aplicadas, “(…) os bens que existem no mundo são suficientes para todos se, de facto, forem bem distribuídos e se eles forem, portanto, utilizados para a satisfação das necessidades das pessoas no sentido de solidariedade, de justiça social, de bem comum, os princípios que a doutrina social da Igreja defende.”

 

Esta Visita Pastoral, inserida no âmbito das visitas aos Arciprestados e Paróquias que fazem parte da zona pastoral da Diocese de Viseu com o objectivo de levar a palavra amiga, o desafio e a motivação junto das suas populações, decorreu entre os dias 04 e 10 de Junho, culminando, neste dia, com a Celebração da Eucaristia e Crisma na Igreja Matriz de Santa Comba Dão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *