Cultura, Santa Comba Dão

Maria Alice Gouveia apresenta “Uma Verdadeira Família” na 4ª Edição da Feira do Livro de Santa Comba Dão

Maria Alice Gouveia, natural de Angola e residente em Coimbra, esteve presente na 4ª Edição da Feira do Livro de Santa Comba Dão, para apresentar a sua obra literária ao público santacombadense, nomeadamente, o seu mais recente livro “Uma Verdadeira Família”, romance que conta a história de uma família portuguesa emigrada nos Estados Unidos da América, nos anos setenta.

 

Este encontro com a autora decorreu no espaço do Cantinho do Autor, pelas 16:30 horas de 08 de Junho, sexta-feira, com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal a quem coube abrir o encontro e apresentar D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, que apresentou a autora e as obras ao público presente.

 

D. Ilídio Leandro saudou todos os presentes na Feira do Livro, agradecendo o convite que lhe foi endereçado, iniciando a sua intervenção com a leitura da biografia da autora e uma referência às obras editadas.

 

Realçou, ainda, o privilégio que é contactar e ouvir alguém com uma experiência de vida tão diversificada que apresenta nas suas obras e de uma riqueza que naturalmente lhe vem de ser pessoas, uma vez que nas palavras de D. Ilídio “(…) a maior riqueza de cada um, de cada alguém,  é precisamente a riqueza que ela carrega como pessoa, porque cada pessoa tem a sua história e a sua história é, sempre, uma multifaceta de projectos vividos, assumidos, integrados (…)” a partir dos quais nascem as obras.

 

Na sua intervenção, a autora explicou aos presentes o seu percurso profissional fazendo alusão à sua primeira obra “The Donatos” publicada em 2002 nos Estados Unidos da América, país no qual esteve emigrada até ao ano de 2003.

 

No seu caracterísitico estilo descritivo, a autora resumiu o conteúdo das obras que trouxe à Feira do Livro: “Pais Desumanos”  de 2007, “Diversas Formas de Amar” de 2008, “O Filho Não  é Meu”de 2009 e “Uma Verdadeira Família” publicado em 2010.

 

Nesta sua passagem pela Feira do Livro de Santa Comba Dão Maria Alice Gouveia foi interpelada com diversas questões endereçadas pelos alunos presentes, centradas na sua experiência de vida, na sua escrita e na sua inspiração, momento que tornou mais dinâmica esta partilha de saberes.

 

A sessão de encerramento deste encontro foi conduzida por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo Pelouro da Educação, que agradeceu a vinda da escritora a Santa Comba Dão e referiu o seu exemplo de persistência e de inspiração para todos os presentes.

 

No final foram entregues algumas lembranças da Autarquia à autora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *