Évora, Sociedade

Franchise Roadshow em Évora

O Franchise Roadshow 2012 segue para a sua terceira capital de distrito e marca presença já no dia 16 de Junho na cidade de Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e com a participação de várias marcas franchisadas à procura de potenciais parceiros e interessados em criar o seu próprio negócio ou emprego. A iniciativa, lançada pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a percorrer, entre Março e Novembro de 2012, sete capitais de distrito, que representam 40% do poder de compra nacional e que pretende ser um impulsionador do empreendedorismo regional, em articulação com instituições nacionais e locais.

 

O Roadshow de Évora realiza-se no dia 16 de Junho de 2012, no Évora Hotel e decorre entre as 9:30 H e as 17:30H sob a forma de um Workshop, cuja sessão de abertura será assegurada pelo Presidente da Câmara de Évora Dr. José Ernesto d’Oliveira. O início do Workshop contará com uma abordagem global do Franchising como forma de criação de empresas e para o auto-emprego, realizado pela Directora do IIF, Andreia Jotta. Segue-se uma intervenção de José Francisco Costa, Director dos Serviços de Emprego e Formação Profissional da Delegação Regional do IEFP do Alentejo, dedicada ao tema “Emprego, Incentivos e Apoios à Criação do Próprio Emprego”.

 

No decurso do Roadshow, os participantes terão ainda a oportunidade de ouvir os testemunhos de empreendedores que já  criaram o seu próprio negócio, através do modelo de franchising, e que irão partilhar com os participantes os desafios e etapas percorridas até à fase de abertura do negócio. Como complemento de informação nesta temática, a Primavera- Business Software Solutions irá fazer uma intervenção sobre a importância das ferramentas de apoio à gestão, bem como as mais-valias destes instrumentos para a criação de um negócio. Será ainda abordado o tema do Empreendedorismo como forma de capacitação empresarial, pela Professora Palmira Lacerda, do Departamento de Gestão da Universidade de Évora.

 

Para este encontro estão já confirmadas 11 marcas de franchising, que operam em diversos sectores de actividades, e que procuram parceiros na região de Évora.

 

Os empreendedores do Alentejo poderão, neste encontro, reunir informação sobre todos os aspectos inerentes à criação de um negócio em modelo de franchising e, acima de tudo, reunir pessoalmente com marcas que são já casos de sucesso no mercado nacional e internacional, como o Grupo OneBizz, AgreenSpace, Perfect Prints, Chaviarte, DepilConcept, Poster Digital, Multi Express, Solar Project, Monetarium, Stetikxpress, Tactum, entre outras.

 

Perante o actual contexto económico e a necessidade de encontrar alternativas profissionais para colmatar situações de instabilidade profissional ou mesmo de desemprego, o IIF criou o Franchise Roadshow, um projecto de âmbito nacional, mas de intervenção local. Com base numa lógica de comunicação, que combina transversalidade e proximidade, esta plataforma irá permitir, aos operadores do sector do franchising, o contacto directo com um público investidor, segmentado e seleccionado, através de encontros de negócios como forma de comunicação entre empreendedores e marcas.

 

Esta iniciativa foi pensada para ir ao encontro dos potenciais empreendedores, em todo o País, de forma a apresentar uma solução que promova a criação de emprego localmente. Em apenas um dia, o Franchise Roadshow integra formação sobre o modelo de negócio em franchising, dinamizada pelo IIF, apresentação de oportunidades de negócio disponíveis neste sistema, reuniões personalizadas com os responsáveis das marcas associadas à iniciativa, soluções de financiamento e incentivos disponíveis para criar um negócio. Para além da parceria institucional do IEFP, o Franchise Roadshow de Évora conta com o apoio das associações empresariais locais, como a ACDE – Associação Comercial do Distrito de Évora, a ADRAL – Agencia de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e da Câmara Municipal de Évora.

 

 

Andreia Jotta, directora geral do IIF, explica: “A região do Alentejo, e Évora em particular, tem um grande potencial para o empreendedorismo e a possibilidade da criação de empresas em regime de franchising. Além de ser o maior aglomerado populacional da região, viu a sua população crescer, segundo o Censos 2011, devido sobretudo à migração regional, com a deslocação de jovens para a cidade. Pelo que temos verificado junto das marcas, há um interesse muito forte em abrir unidades nesta região e também um grande interesse por parte dos empreendedores locais pela iniciativa tendo em conta o número de pessoas que já asseguraram a sua entrada registando-se gratuitamente no site do evento”.

 

Continua: “Com esta iniciativa esperamos reunir, no mesmo espaço, todas as condições para que possam ser geradas novas empresas e postos de trabalho. Este formato inovador de comunicação para o desenvolvimento de redes de franchising contempla uma componente informativa e formativa sobre a criação de um negócio em franchising, proporciona uma oportunidade única para os empreendedores da região do Alentejo de contactarem directamente com uma rede completa de agentes da cadeia de valor do franchising e do meio empresarial, que facultará toda a informação necessária para aqueles que pensam em criar o seu próprio negócio, ou procuram soluções para criação de auto-emprego”.

 

 

Inscrições e Informações: www.franchiseroadshow.ife.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *