Amadora, Sociedade

Amadora lança projeto para dar resposta a situações de emergência

O Município da Amadora lançou em 2009 o Projeto AMASENIOR –  apoio alimentar aos fins-de-semana e feriados, com o objetivo de complementar as respostas sociais (SAD – Serviço de Apoio Domiciliário e Centro Dia) já prestadas pelas várias Instituições do Município nos dias úteis.

 

Resultado da permanente atualização do diagnóstico social identificou-se a existência de listas de espera para Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e a necessidade de dar resposta a situações urgentes de admissão nesta resposta social, principalmente a situações provenientes dos serviços de saúde.

 

Surge assim um novo projeto “SAD para Todos”, que tem por principais objetivos criar uma bolsa de vagas de SAD em IPSS do Município, vagas essas que podem ser acionadas sempre que surjam situações de urgência, que não possam aguardar vaga nas Instituições protocoladas com o ISS, garantindo assim o devido acompanhamento do idoso.

 

Para a concretização deste projeto, a Câmara Municipal estabeleceu protocolos de colaboração com as três instituições já associadas ao projeto AMASENIOR (Fundação AFID, SFRAA – Quinta de S. Miguel e Santa Casa da Misericórdia da Amadora) de modo a possibilitar a gestão dessas vagas destinadas a situações urgentes.

 

Os casos devem ser referenciados á Divisão de intervenção Social da Câmara Municipal da Amadora, que efetuará a avaliação social, articulará o serviço de apoio com a instituição parceira do projeto da área da residência do utente e efetuará a inscrição do mesmo na resposta social adequada para posterior integração em resposta protocolada.

 

Neste 1º ano de intervenção o projeto tem capacidade para apoiar no máximo 24 utentes em simultâneo, 7 dias por semana, pretendendo-se a ocupação temporária das vagas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *