Cultura, S. João da Madeira, Sociedade

Festas da Cidade: marchas a abrir e “Rouxinol Faduncho” a fechar – S. João da Madeira

As crianças do ensino básico de S. João da Madeira são as protagonistas das Marchas Populares que abrem os festejos do “S. João” na cidade. Na noite de 21 de junho, a partir das 21 horas, centenas de alunos das escolas sanjoanenses saem à rua vestidos como manda a tradição.

 

Junto ao edifício da Câmara e ao Jardim Municipal, assim como pela Avenida da Liberdade, vai aglomerar-se mais uma vez uma multidão entusiasmada para seguir e aplaudir estas marchas populares infantis de “S. João”, às quais não faltam as tradicionais quadras e manjericos.

 

O desfile abre as Festas da Cidade, que se prolongam até 25 de Junho, com um programa diversificado que encerra com o popular “Rouxinol Faduncho” de Marco Horário no Jardim Municipal, um espetáculo com entrada gratuita. Logo após realiza-se uma sessão de fogo-de-artifício com o sugestivo nome de “Bailado Aquático”.

 

Procissão Solene é momento alto do programa religioso

 

Para além dos momentos de animação, o programa das Festas da Cidade de S. João da Madeira tem também uma importante vertente religiosa, destacando-se a Procissão Solene, com início na Igreja Matriz, às 17h00 do dia 22 de junho (domingo).

 

Como manda a tradição, as janelas das casas sanjoanenses aparecem então engalanadas com as melhores colchas, enquanto uma multidão de devotos, centenas de figurantes e músicos acompanham, pelas ruas da cidade, duas dezenas de andores com imagens de santos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *