Educação, Felgueiras

Presidente da Câmara inaugura Escola Básica de Felgueiras e Capela Mortuária de Pombeiro

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, vai inaugurar, no próximo sábado, pelas 11 horas, mais um importante equipamento social e de relevo para o concelho: a Escola Básica de Felgueiras, localizado em Pombeiro e junto ao Centro Escolar desta freguesia, infraestrutura que receberá 750 alunos, provenientes das freguesias de Pombeiro, Jugueiros, Lagares, Penacova, Regilde, Vila Fria, Vizela (S. Jorge) e Margaride – do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, para além dos cursos profissionalizantes e de educação/formação de adultos.

Este equipamento vem resolver o problema da sobrelotação das atuais Escolas EB 2,3 de Lagares e D. Manuel Faria e Sousa.

O investimento total da obra ultrapassou os 7 milhões e 290 mil euros; deste montante, no âmbito do QREN, foi considerada elegível a verba de 6 milhões e 953 mil euros, sendo a verba restante da responsabilidade municipal. O FEDER suportará 70 % das despesas elegíveis através do domínio de intervenção “Requalificação da Rede de Escolas com 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico”, do Eixo Prioritário IX, do POVT, ora transferido para o Eixo IV (Coesão Local e Urbana) do Programa Operacional Regional do Norte ON.2 – “O Novo Norte”; os restantes 30 % das despesas elegíveis serão suportados pelo PIDDAC do Ministério da Educação, no quadro do Acordo de Colaboração celebrado com a DREN.

No mesmo dia, pelas 19h00 o presidente da Câmara vai inaugurar a Capela Mortuária de Pombeiro, localizada junto ao cemitério local, com uma área total de 155 m2, incluindo a área de culto, a dos sanitários e aos arranjos exteriores. O orçamento da obra foi superior a125 mil euros, pagos pela Câmara Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *