Gondomar, Sociedade

Prof. Pinto da Costa na Secundária de S. Pedro em Gondomar

No âmbito da dinamização de uma campanha de sensibilização para a prevenção do consumo de álcool, tabaco e outras drogas, realizou-se, no Auditório da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, uma palestra/conferência com o Prof. José Pinto da Costa.

Com um vasto currículo profissional e um já longo percurso relacionado com as matérias em debate, Pinto da Costa abordou a temática das drogas num discurso muito direto e assumidamente descomplexado. Dirigindo-se a uma plateia jovem, Pinto da Costa não se inibiu em assumir o “prazer que as drogas proporcionam”. Mas, complementou de imediato, “há que saber ponderar tal prazer em função das consequências – que não são poucas, e muitas das vezes são graves…”.

A iniciativa, que teve lugar durante a manhã de 11 de junho, foi promovida pelo Gabinete CARA da Câmara Municipal de Gondomar. Esta campanha de sensibilização foi destinada a todas as turmas do 8.º, 9.º e Cursos de Educação e Formação da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, tendo surgido com o intuito principal da alertar os mais jovens quanto à prevenção primária das dependências.

O Gabinete CARA, implementado pelo Departamento de Habitação da Câmara Municipal de Gondomar, incide sobre a temática de prevenção e tratamento do alcoolismo (bem como da prevenção primária do consumo de outras substâncias psicoativas). Através desta sessão pretendia-se informar e esclarecer os jovens acerca das implicações inerentes ao consumo de substâncias psicoativas, bem como prevenir a repercussão de comportamentos de risco e desenvolver a sua capacidade para enfrentar e dar resposta a situações que podem colocar em risco a sua saúde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *