Cultura, Mangualde

Clube de Leitura de Mangualde já começou

Na passa semana teve lugar na Biblioteca Municipal o 1º Encontro do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Mangualde. Este que é um projeto de promoção da leitura, dirigido ao público adulto, procura reunir pessoas que gostem de livros e leitura para conversar sobre um livro que todos leem ao mesmo tempo. As inscrições continuam abertas e o próximo encontro realiza-se a 4 de julho.

 

Esta primeira sessão teve como objetivo a apresentação das regras de funcionamento do Clube, das sessões, e, a escolha do 1º livro a ler. Depois de analisar o vasto leque de propostas, o grupo decidiu começar pelo título “A Purga” de Sofi Oksanen.

 

No próximo encontro, que acontecerá no dia 4 de julho, o Clube irá assim debater os primeiros capítulos da obra de Sofi Oksanen. Esta obra, publicada no nosso país em 2011 pela Editora Objectiva, obteve em 2010 vários prémios, nomeadamente o Fémina (melhor romance estrangeiro em França), o prémio Europeu de Melhor Romance, e o de literatura do Conselho Nórdico (melhor obra publicada nos países nórdicos). Em Portugal coube-lhe o Prémio FNAC.

 

Na obra, a autora Sofi Oksanen (n. 1977), finlandesa de ascendência estónia, descreve as consequências devastadoras da humilhação e do medo, o desamparo e a confusão das vítimas, mas mostra-nos também a quase inesgotável capacidade humana de sobrevivência. A crítica, embora não a considere uma obra – prima, refere que a autora escreveu um romance brilhante a vários níveis, incluindo a ambientação histórica, mas é sobretudo no doseamento do mistério ao longo de toda a narrativa que se faz notar o seu enorme talento.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *