Santa Comba Dão, Sociedade

Final Municipal do Concurso de Ideias de Negócios de Santa Comba Dão aconteceu no Cine-Teatro da Casa da Cultura

Pelas 11 horas do passado dia 31 de Maio, Quinta-feira, teve lugar, no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão, a Final Municipal do Concurso de Ideias de Negócio, uma iniciativa da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região Dão Lafões que teve como parceiro a Câmara Municipal de Santa Comba Dão com o intuito de promover o espírito empreendedor dos jovens da região, estimulando, ao mesmo tempo, o trabalho em equipa entre alunos, professores e empresas.

 

Esta iniciativa contou com o apoio da GesEntrepreneur, do Mais Centro – Programa Ocupacional Regional do Centro, do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

 

O evento iniciou-se com uma sessão de abertura conduzida por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Vereador do Pelouro da Educação, que aproveitou para cumprimentar e saudar os alunos concorrentes pela coragem que demonstraram ao aceitar este desafio, bem como o apoio prestado pelos docentes.

 

Nuno Martinho, Secretário-Executivo da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, aproveitou a ocasião para referir que o desafio foi lançado pelo IAPMEI no final de 2010 com o objectivo de criar um plano de acção para potenciar oportunidades de negócio existentes em cada município e de uma rede de dinamização e apoio ao empreendedorismo na região.

 

Nesta Final Municipal foram apresentados sete projectos inovadores, três da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão e quatro do Agrupamento de Escolas local, em áreas tão diversas como o comércio e os serviços, a saúde, o ambiente, a energia ou a tecnologia, informação e comunicação.

 

Ao júri, constituído por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Educação, Regina Lopes, Coordenadora da ADICES –  Associação de Desenvolvimento Local e Sérgio Félix da GesEntrepreneur, coube a tarfefa de avaliar os projectos tendo como base os seguintes critérios: grau de inovação, exequibilidade, impacte para o território, estruturação da ideia e desenvolvimento da ideia.

 

Após a apresentação dos projectos, e enquanto o jurí avaliava as prestações dos diversos grupos, o público presente na sala teve a oportunidade de desfrutar de um momento cultural constituído por um excerto do espectáculo RAMP IT, criado pela Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, por um momento musical, interpretado pelos alunos do terceiro ano do Curso de Animação Sócio-Cultural da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, acompanhados pelo professor Daniel Coelho e por um momento de dança demonstrativo da cultura de Cabo Verde.

 

Findo o momento cultural, subiram ao palco os alunos participantes, António José Correia e Nuno Martinho para a entrega dos prémios de participação e divulgação dos resultados que ditou a seguinte classificação: em terceiro lugar, o grupo CAM, da Escola Profissional – Profiacademus, constituído por Ana Carina Dias, Ana Rodrigues e Marta Brito com o projecto Carro com Sensor Cardíaco cujo objectivo é prestar socorro ao potencial cliente e promover a sua segurança ao volante; em segundo lugar, também, da Escola Profissional Profiacademus, João Filipe Matos, Filipa Fonseca e Liliana Fernandes do grupo PM_Wave apresentaram o projecto Portable Microwave (Micro-ondas Portátil) com bateria recarregável a energia solar e a energia eléctrica cujo objectivo é proporcionar ao potencial cliente uma refeição quente e económica.

 

O primeiro lugar foi arrecadado pelo Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão com o projecto ContAto, apresentado por Mónica Ferreira e Sofia Marques do grupo Histórias Infantis Especiais, e que visa a criação e ilustração de histórias, também, destinadas a crianças com limitações sensoriais ou motoras.

O Concurso de Ideias de Negócios de santa Comba Dão fechou, como é habitual neste tipo de eventos, com a realização da sessão de encerramento na qual participaram Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, António Venâncio, Director Pedagógico da Profiacademus – Escola Profissional, Nuno Martinho, Secretário-Executivo da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões e António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Educação.

 

Nas suas intervenções, ambos os directores escolares salientaram a participação dos alunos neste projecto, a dedicação e empenho que depositaram nas suas tarefas e o apoio fornecido por docentes e elementos da GesEntrepreneur.

 

Nuno Martinho, salientou a qualidade e a inovação dos projectos apresentados e a forma como estes foram apresentados pelos seus promotores, referindo que este Concuirso de Ideias de Negócios terá uma nova edição no próximo ano lectivo.

 

Na sua intervenção agradeceu, também, o apoio prestado pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão na realização deste evento e da GesEntreepreneur.

 

António José Correia fechou este painél de intervenções reforçando a disponibilidade da Câmara Municipal participar na próxima edição deste concurso de Negócios felicitando todos os alunos que aceitaram o desafio de desenvolver ideias e projectos de empreendedorismo para o seu concelho.

 

Os prémios relativos aos vencedores deste concurso forma entregues por António José Correia, durante a tarde, no Gabinete da Directora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Madalena Dinis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *