Cultura, Gondomar

Dia Internacional dos Arquivos – Gondomar

Mais de 60 jovens alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo assinalaram, com a Câmara de Gondomar, o Dia Internacional dos Arquivos. Três turmas das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Souto e da Gandra participaram, nos dias 5 e 6 de junho, numa ação educativa que abordou o Foral do Concelho de Gondomar.

Enquadrado com as comemorações do Dia Internacional dos Arquivos (que se celebra a 9 de junho), a Área Metropolitana do Porto desafiou todos os municípios que a congregam a marcar tal data com ações educativas sobre os respetivos forais. Nesse sentido, o Gabinete de Arquivo e Património Cultural da Câmara de Gondomar preparou distintas atividades para assinalar a data. Durante dois dias foram vários os grupos a participar na ação. Primeiro foi proporcionada uma breve exposição sobre as principais funções do Arquivo Municipal, assim como foram transmitidos aos jovens alunos alguns dos principais pormenores da atribuição do Foral (que criou o Concelho de Gondomar). Para além disso, e sempre relacionado com o arquivo e factos históricos, os alunos ainda fizeram puzzles, jogos de palavras e, até, a transcrição de um documento antigo.

De recordar que o primeiro documento que delimitou o Concelho foi a Carta de Couto de D. Sancho I (de 1193). Mais tarde, em 1515, D. Manuel outorgou o Foral de Gondomar – naquilo que se considera o início da identidade do município. O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em novembro de 2007.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *