Cultura, Marinha Grande

Pátio da Inês comemora Dia do Ambiente na Marinha Grande

O estabelecimento de ensino Pátio da Inês inaugura a exposição “Onde corre a Arte?”, hoje, dia 5 de junho (terça-feira), pelas 18h00, no Parque da Cerca, junto ao espelho de água da Ribeira das Bernardas, na Marinha Grande, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente.

 

A iniciativa apoiada pela Câmara Municipal da Marinha Grande estará patente até 15 de junho e pretende sensibilizar a comunidade educativa e local para a preservação do meio ambiente, nomeadamente dos recursos hídricos, fazendo enfoque à Ribeira das Bernardas, que atravessa grande parte da malha urbana da Marina Grande, ao longo da qual foram realizados projetos do programa POLIS.

 

A exposição de arte urbana local, na Ribeira das Bernardas, apresenta esculturas realizadas com materiais reutilizados, representativas da fauna e usos e costumes associados às ribeiras da Marinha Grande.

 

Esta mostra ao ar livre integra nove esculturas de grandes dimensões, que representam libelinha, peixe ruivaco, lontra, guarda-rios, aguadeira, lavadeira, moinho e barco.

 

O Projeto Curricular do Pátio da Inês do ano letivo 2011/2012, “Corrente Art’istica”, visou a articulação entre a arte e as problemáticas ambientais, tendo como objetivo geral promover boas práticas de sustentabilidade, através de diferentes expressões criativas.

 

O projeto levou os educandos e famílias a refletir e agir, com o intuito de apostar nas boas práticas, conhecer e reconhecer o valor do património natural do concelho da Marinha Grande, nomeadamente da Ribeira das Bernardas.

 

A exposição é o resultado da dinâmica educativa estabelecida entre crianças/alunos, famílias e diversas organizações, na qual se privilegia a relação contínua da comunidade escolar e local.

 

 

O grande trabalho em grupo e parceria resultará na apresentação de nove esculturas que irão embelezar ainda mais o Parque da Cerca. Foram elaboradoras pelos alunos da creche, pré-escolar e 1º ciclo do Pátio da Inês, seus familiares, educadores e pessoal não docente do estabelecimento de ensino.

 

A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal da Marinha Grande, Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Polícia de Segurança Pública e de Pais e Encarregados de educação que contribuíram com materiais, criatividade e disponibilidade.

 

A exposição “Onde corre a Arte?” pode ser vista todos os dias, a qualquer hora, no Parque da Cerca, junto ao espelho de água da Ribeira das Bernardas, de 5 a 15 de junho.

 

Visite e proteja o ambiente!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *