Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim aposta na valorização da população

O Município da Póvoa de Varzim assinou, um protocolo com o Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN).

Estiveram presentes José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Amílcar José Romeiro de Sampaio Rodrigues, Diretor do CICCOPN, Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro dos Recursos Humanos, e Margarida Amaral, Diretora do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim /Vila do Conde.

Este protocolo prevê a articulação de esforços do município e do CICCOPN que, em conjunto, procuram dar resposta ao nível da formação profissional para a valorização dos recursos humanos da comunidade poveira, promovendo a sua inserção no mercado de trabalho e a melhoria das competências e conhecimentos técnicos.

Conforme referiu José Macedo Vieira, “esta ação surge no sentido da Câmara Municipal desempenhar o seu papel na economia local, contribuindo para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho”. Tendo em conta que as oportunidades são cada vez menores, conforme comprovam os dados do Eurostat revelados hoje, o povo português tem que estar preparado para fazer sacrifícios, advertiu o autarca, acrescentando que as pessoas têm deveres para cumprir consigo próprias.

Quanto às formações que serão disponibilizadas através da parceria com o CICCOPN, o Presidente afirmou que a construção civil é uma atividade de trabalho geral e cada vez é mais necessário voltar às artes do Passado. “Penso que vai ser proveitoso no sentido de criar condições e novas oportunidades”, concluiu.

Amílcar José Romeiro de Sampaio Rodrigues assinalou que este projeto vem de encontro à missão do CICCOPN, alertando que o setor da construção civil é muito transversal e “juntos vamos conseguir valorizar o maior número de pessoas possível”. O Diretor do CICCOPN destacou ainda a dinâmica da autarquia nesta preocupação de valorização da população.

O acordo estabelecido visa o desenvolvimento de ações conjuntas, tendentes a coordenar os objetivos comuns às duas instituições no que concerne a otimização de percursos de formação e qualificação profissional, procurando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho da Póvoa de Varzim.

O CICCOPN compromete-se a ministrar, no concelho da Póvoa de Varzim, ações de formação visando a adaptação, reciclagem, aperfeiçoamento e especialização profissionais, adequadas às necessidades dos candidatos, em condições específicas, a analisar caso a caso.

O presente protocolo vigora até 31 de Dezembro de 2012, considerando-se automaticamente renovado, por períodos de um ano, se nenhuma das entidades o denunciar com, pelo menos, noventa dias de antecedência sobre o fim do prazo ou da sua renovação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *