Guimarães, Turismo

Implementação do Projeto InovGrid no Município de Guimarães

A EDP Distribuição apresentou ontem, na Câmara Municipal, ao Presidente da Câmara de Guimarães, o Projeto InovGrid, cuja implementação, no Município, será concretizada durante este ano de 2012.

O Projeto InovGrid, lançado em 2010 pela EDP Distribuição, em Évora, distingue-se pelo seu carácter pioneiro em matéria de inovação tecnológica e abrangência de serviços. O projeto permite uma gestão mais inteligente da rede elétrica de distribuição, promove a sustentabilidade ambiental e melhora a qualidade do serviço prestado.

Évora tornou-se a primeira InovCity, onde foram ligadas 30 000 EDP boxes – em substituição dos antigos equipamentos de contagem – que constituem o “gestor inteligente” que é elo de ligação dos consumidores á rede inteligente de energia. O estudo levado a cabo, junto dos clientes, pela empresa Qmetrics, suportado pela Universidade Nova de Lisboa, comprova que os Clientes da InovCity obtiveram ganhos de eficiência energética de cerca de 3,9% em relação aos consumos de 2010.

O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Eureletric, em 2011, como o case study de redes inteligentes de energia, entre mais de 260 projetos a nível europeu. É um projeto de referência, pela forma como demonstra os vários benefícios das redes inteligentes, designadamente, através da participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, em paralelo com uma maior eficácia operacional do operador da rede de distribuição.

Em Abril deste ano o Joint Research Centre, da Comissão Europeia, publicou um relatório que estabelece um conjunto de orientações para avaliação dos projetos de redes inteligentes tendo como base os resultados preliminares do Projeto InovGrid.

A EDP Distribuição foi também galardoada com o prémio “Utility of the Year”  em 2011, prémio concedido no âmbito dos “European Smart Meteering Awards 2012”. O prémio foi atribuído com base na contribuição e no impacto do “Projeto InovGrid” na temática das redes inteligentes, eficiência energética e na sua orientação para o Cliente.

 

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