Educação, Sociedade, Trofa

Câmara da Trofa consolida projeto Muito + de reutilização dos manuais escolares

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal da Trofa promove o Projeto Muito +, que propõe que no final de cada ano letivo todos os alunos, e respetivos encarregados de educação, sejam convidados a entregar os manuais entretanto utilizados, para que, no ano letivo seguinte, os mesmos sejam reutilizados.

 

O projeto de reutilização de manuais “Muito +” surgiu em sequência de um conjunto de fatores económico-sociais como a crise financeira que o país atravessa, a subida da taxa de desemprego, o aumento de famílias carenciadas, a escalada dos preços dos manuais escolares, a perda do poder de compra das famílias e da consequente necessidade de se racionalizarem recursos.

 

Princípios como a liberdade e espontaneidade, universalidade, reciprocidade, gratuitidade, confidencialidade e responsabilidade estão na base deste projeto que tem como objetivos gerais racionalizar e reaproveitar os recursos da autarquia e da das famílias, incutir valores, criar novos hábitos, modernizar as práticas educativas e preservar o meio ambiente com implementação de medidas pedagógicas que despertam consciências.

 

Este projeto que se iniciou no início do ano letivo 2011/2012, volta agora que se aproxima o fim do 3º período, de forma a alertar os alunos a entregarem os seus manuais escolares, em bom estado, para que possam ser entregues em setembro a novos alunos.

 

Estão abrangidos neste projeto todos os alunos de todos os anos de escolaridade do 1º ano ao 12º ano, desde que frequentem as escolas do Concelho da Trofa, sejam elas públicas ou privadas, desde que tenham assinado o acordo de colaboração.

 

De salientar que a Autarquia Trofense tem como parceiros a FAP Trofa (Federação das Associações de Pais) e respetivas Associações de Pais, Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária da Trofa e Colégio da Trofa, os quais estão já a promover e difundir junto dos seus alunos e famílias este projeto incentivando todos a aderir ao mesmo.

 

Nesta altura todos os interessados em aderir a este projeto podem fazê-lo dirigindo-se às bibliotecas escolares das Escolas sede dos Agrupamentos de Escola, à Escola Secundária ou ao Colégio da Trofa que funcionam como local de entrega e requisição dos manuais.

 

De salientar que o prazo para entrega dos manuais do 1º, 2º e 3º CEB decorrerá entre 2 e 20 de julho, enquanto para o secundário a entrega pode ser feita entre 23 de julho e 10 de agosto.

 

Relativamente aos prazos de requisição, estes decorrerão entre 20 de agosto a 7 de setembro para o 1º, 2º e 3º CEB e secundário. Haverá ainda uma época especial que decorrerá de 10 a 14 de setembro, mas apenas para situações especiais.
Com este projeto, a Câmara Municipal da Trofa, quer assim, despertar consciências e incutir valores ambientalistas e de solidariedade nos alunos, promovendo a racionalização de recursos e uma nova forma de cidadania.

 

 

 

Para mais informações:

Câmara Municipal da Trofa

Divisão de Educação

Rua Imaculada Conceição

Santiago de Bougado

Telefone| 252 409 850

Fax| 252 409 859

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *