Cultura, Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Amor Electro, Adiafa e Romana nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Amor Electro, Adiafa, Romana e a banda Função Públika são os destaques musicais das Festas de Santo António, que decorrem entre os dias 8 e 13 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz inclui também as tradicionais marchas populares, um baile com a banda Impaktu’s e a atuação do grupo Uxu Kalhus.

 

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e têm início no dia 8 de Junho com a maratona mototurística 14ª Portugal de Lés a Lés. Esta iniciativa da Federação de Motociclismo de Portugal que ligará Tavira a Boticas vai parar pelas 11h em Reguengos de Monsaraz e depois percorrerá as ruas da cidade.

 

As motos vão efetuar mil quilómetros por estradas nacionais e municipais num evento que pretende mostrar como se viajava há algumas décadas. Entre os mais de mil aventureiros há nomes bem conhecidos, como os dos pilotos que brilham no todo-o-terreno, Paulo Marques e Bernardo Villar, o deputado Miguel Tiago e o ex-deputado Rodrigo Ribeiro, mas também o ator Alexandre Silva ou o ciclista Cândido Barbosa.

 

A abertura oficial das Festas de Santo António decorre às 19h no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. A partir das 21h o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz inicia o desfile de moda do comércio local, “Reguengos Fashion”.

 

Este desfile de moda vai contar com a presença de Cláudia Jacques e Filipa Castro e as atuações dos dj’s JP e Red Lizard. A noite continua com Romana, que vai apresentar o seu mais recente disco “Fonte de Vida”, e prolonga-se pela madrugada com os dj’s Luiz del Mata, Miss Shy e Grouse, que terá uma atuação ao vivo. O dj Grouse é um produtor português com mais de 20 anos de carreira e foi reconhecido por um dos melhores dj’s do mundo, o americano Roger Sanchez, ao ser o vencedor do concurso de novos produtores por este promovido no seu programa de rádio em Nova Iorque, com o tema “Feelin´magic”.

 

No sábado, dia 9 de junho, o programa das Festas de Santo António inicia-se às 10h com o desfile e atuação de fanfarras de bombeiros pelas ruas da cidade, que uma hora mais tarde se vão concentrar na Praça da Liberdade. Pelas 17h30 decorre a apresentação do livro “A evolução do automóvel”, de Miguel Mira, proprietário de uma das maiores coleções de automóveis clássicos e antigos do país.

 

A partir das 19h45, no palco principal do Parque de Feiras e Exposições será transmitido num ecrã gigante o jogo do Europeu de futebol entre Portugal e a Alemanha, seguindo-se o espetáculo com Amor Electro. Esta banda composta por Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Rui Rechena, Ricardo Vasconcelos e Lito Pedreira (músico convidado) vai subir ao palco às 22h para apresentar o disco “Cai o Carmo e a Trindade”.

 

No concerto vão ouvir-se alguns temas que fazem parte da história da Pop e do Rock português, como por exemplo “Sete Mares” (Sétima Legião), “Bem-vindo ao passado” (GNR), “Capitão Romance” (Ornatos Violeta) e “Foram Cardos, Foram Prosas” (Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho), mas também o original “A Máquina”, música muito bem recebida pela crítica e pelo público que ajudou o disco a atingir o primeiro lugar do top nacional de álbuns. A fechar a noite, a partir das 23h30, decorrem as atuações dos dj’s Miller F, Plastik’s e Thiga feat Sérgio G (Sax & Percussion Live Act).

 

No dia 10 de junho, às 9h30, no Auditório Municipal, inicia-se o Congresso Ibérico sobre Desenvolvimento Rural, uma organização da Universidade Aberta e do Município de Reguengos de Monsaraz. As comunicações vão abordar temas como a gestão cinegética e espaços naturais protegidos, desafios e opções para a agricultura portuguesa, dinâmicas e projetos de desenvolvimento, a importância do setor educativo na pedagogia da atividade cinegética e o papel da juventude no futuro da caça. Neste congresso vão participar, entre outros, Alberto Covari Guijarro, presidente da Associação Juvenex (Juventude Venatória Estremeña), Paula Sarmento, presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Francisco Cordovil, do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, e Eugénio Sequeira, do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e da Liga para a Proteção da Natureza.

 

A partir das 10h realiza-se a 7ª Corrida em Família, uma prova sem caráter competitivo que terá centenas de participantes num circuito de quatro quilómetros em que o lema é praticar desporto, a andar ou a correr. Às 17h30, na Praça de Toiros José Mestre Batista, decorre a corrida de toiros comemorativa dos 25 anos de alternativa de Luis Rouxinol. Para além do homenageado, nesta corrida de toiros vão participar os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas, mas também os amadores Luís Rouxinol Jr. e Miguel Moura. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Monsaraz e de Redondo. Serão lidados quatro toiros de Murteira Grave e dois novilhos de Passanha.

 

O grupo de música Folk nacional Uxu Kalhus atua às 22h e vai apresentar o seu terceiro disco, “Extravagante”, lançado no início deste ano. Com prestações contagiantes ao vivo que incitam o público a dançar, Uxu Kalhus define-se musicalmente entre os universos da fusão e das músicas do mundo em constante renovação das fronteiras do tradicional. A animação continua pelas 23h30 com o projeto “Back to Classics” e karaoke durante a madrugada.

 

No dia 11 de junho, às 21h30, realiza-se o espetáculo de dança juvenil “Zumba Kids”, pelo Fit Club Ginásio, seguindo-se meia hora mais tarde “A Nossa Música”, a cargo da Escola de Música “Sítio do Galhanas” e dos seus convidados. A partir das 23h30 a banda Impaktu’s vai abrilhantar um baile popular durante a madrugada.

 

Na terça-feira, dia 12 de junho, às 21h30, realiza-se o desfile e atuação de sete marchas populares de Santo António, mais duas que no ano passado. Assim, vão participar as marchas da Componente de Apoio à Família – Jardim-de-infância de Reguengos de Monsaraz, Freguesia de Monsaraz (marcha infantil), Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Sociedade Recreativa Campinhense (marcha infantil), Câmara Reguengos Clube, Sociedade Harmonia Sanmarquense e Associação Baldio Jovem.

 

A partir das 23h e durante o resto da noite decorre o espetáculo com a banda Função Públika, pioneira na introdução do palco móvel em camião. O desenvolvimento da área coreográfica, envolvendo bailarinas e cantores, permitiu ao grupo a criação de um espetáculo musical de entretenimento capaz de proporcionar diversão e alegria ao público que assiste aos seus concertos. No intervalo do espetáculo, à meia-noite, haverá fogo-de-artifício.

 

O último dia das Festas de Santo António, 13 de junho, feriado municipal, inicia-se pelas 10h, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do Içar das Bandeiras e a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Às 10h30, na Praça da Liberdade, concentram-se as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se meia hora mais tarde a Eucaristia.

 

Pelas 21h30 as marchas populares voltam a desfilar e atuar no Parque de Feiras e Exposições. Nesta noite haverá mais uma marcha, nomeadamente a marcha convidada da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, composta por cerca de 70 elementos. A fechar as Festas de Santo António realiza-se um espetáculo com o grupo de música popular Adiafa, criado em 1998 para a divulgação e interpretação do cante campaniço e a recuperação do seu instrumento tradicional, a viola campaniça, e que se tornou conhecido com a música “As meninas da Ribeira do Sado”.

 

Durante as Festas de Santo António, o Pavilhão Multiusos estará aberto entre as 14h e as 24h com uma mostra de gastronomia, vinhos e artesanato. Os visitantes poderão também apreciar a Exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo, que vai apresentar mais de duas dezenas de automóveis, focando-se este ano nos microcarros e nos grandes americanos. Assim, vão estar em exposição, por exemplo, um Messerschmit de 1955, um Nash Metropolitan de 1958, um Goggomobile de 1960, um Ford Thunderbird de 1955, um Corvette C1 de 1956 ou um Mustang de 1967.

 

O Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz terá ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional. O bilhete diário nas Festas de Santo António custa 2 euros, exceto no último dia, que terá entrada gratuita. Para quem quiser assistir a todos os espetáculos existe um bilhete único no valor de 5 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no Balcão Único Municipal ou nos dias dos espetáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *