Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Semana do Ambiente na Póvoa de Lanhoso

De 3 a 8 de junho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove a Semana do Ambiente com um programa voltado para a sensibilização de diferentes públicos. Incentivar a uma maior consciência ambiental é o objetivo.

 

Assim, no dia 3 de junho, realiza-se o Mercado da Terra, entre as 10h00 e as 17h30. No âmbito desta proposta, que vai trazer até à Praça Eng. Armando Rodrigues Velharias e Usados, Artesanato, Plantas Ornamentais e Produtos Agrícolas, realiza-se, pelas 15h00, o lançamento do primeiro Núcleo “PROVE” no Concelho da Póvoa de Lanhoso (com entrega dos primeiros cabazes, sorteio de um cabaz e inscrição de novos consumidores). O programa engloba ainda a atuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, pelas 16h00. O Mercado da Terra destina-se a toda a população em geral e já teve de ser adiado devido ao mau tempo (inicialmente esteve marcado para 6 e 20 de maio).

 

Para o dia 4 de junho, o programa aponta o XII Encontro Distrital de Clubes da Floresta, com o final dos vários percursos pedestres e com a realização de atividades assim como da sessão de encerramento, marcada para as 14h30, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Esta iniciativa, que teve de ser adiada devido ao mau tempo (inicialmente  marcado para o passado dia 4 de Maio) destina-se aos alunos dos Clubes da Floresta dos vários estabelecimentos de ensino do Distrito, que começam a concentrar-se na Vila da Póvoa de Lanhoso bem cedo, ou seja, pelas 9h00.

 

Depois, o programa propõe a participação em diferentes oficinas, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Assim, no dia 5 de junho, haverá a “Oficina de Compostagem”, a partir das 9h00, que envolve uma ação de sensibilização sobre “Compostagem” inserida na temática das Hortas Sociais Bio, a oferta de Infusões Biológicas aos participantes e ainda envolve a assinatura de um protocolo de alargamento das Hortas Sociais, o que está marcado para as 12h00.

 

No dia 6 de junho, das 14h30 às 16h30, a proposta é “Vamos fazer folhas de papel reciclado”, tratando-se de uma oficina de reciclagem de papel, que ensinará aos participantes como fazer de papel velho papel novo. O resultado será levado pelos próprios participantes, que poderão utilizá-lo de várias formas em trabalhos manuais. No dia 8 de junho, a proposta é “Vamos fazer velas de óleo usado”, das 14h30 às 16h30, numa oficina destinada à população em geral.

 

A participação nas atividades “Oficina de Compostagem” e “Vamos fazer velas de óleo usado” é gratuita, mas necessita de inscrição obrigatória através de centro.ambiental@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou do número de telefone 253 632 790.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *