Educação, Felgueiras, Sociedade

Felgueiras inaugura Centro Escolar e EM – 514 em Jugueiros em ambiente de festa

A Câmara Municipal de Felgueiras inaugurou, no dia 2 de Junho, o Centro Escolar de Jugueiros e a EM – 514, importantes obras que resultam de um investimento que ultrapassa os 2 milhões de euros.

Perante uma moldura humana significativa, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, dirigiu-se às dezenas de jovens que lá se encontravam e realçou que a criação de equipamentos de ensino “é o futuro que hoje alicerçamos, pois é um investimento na educação e na formação. É também nisso que investimos para vos preparar e dotar de meios para que tenham um melhor desempenho nas vossas vidas.”

Inácio Ribeiro focou, durante a sua intervenção, que a aposta da sua equipa é nas pessoas, em proporcionar-lhes todas as condições para se fixarem no concelho. “Entendemos que ao intervencionar a EM 514, esta deveria ser alargada em alguns pontos de forma a proporcionar melhores condições de segurança aos seus habitantes”.

O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Castro, agradeceu o empenho da autarquia na execução das obras, e enfatizou o facto de os projetos serem aperfeiçoados para servirem melhor a população. “Os projetos foram complementados para melhorar as condições das infraestruturas”.

No que concerne ao Centro Escolar o autarca realçou: “As nossas crianças têm agora um espaço de ensino que os irá dotar de ferramentas para enfrentar melhor o futuro”.

Estiveram na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Rebelo, os vereadores da Câmara Municipal, João Sousa, Carla Meireles e Dulce Vieira, o diretor do Agrupamento de Escolas de Lagares, Felgueiras, António Bragança, entre outros.

Centro Escolar Jugueiros:

Criado de raiz, o Centro Escolar acolhe alunos das escolas de Jugueiros e de Sendim, que se encontravam dispersas e distantes umas das outras, permitindo-se, assim, com esta nova infraestrutura, a concentração de quase 150 crianças –  do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB) e do Jardim de Infância (JI) -,  provenientes das Escolas EB1 Picoto Trazões, EB1 Gondim e do JI Assento e, quanto à população de Sendim, acolhe os alunos do EB e do JI do Calvário.

A nova escola entrou já em funcionamento e tem 7 salas, 5 das quais para o EB e 2 para o JI.

Estrada Municipal – 514:

A Estrada Municipal – 514 beneficiou de obras que consistiram na instalação de saneamento, no alargamento da via em várias zonas, na construção de muros de suporte e na sua pavimentação.
Estas obras foram cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional do Norte | ON.2.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *