Amadora, Sociedade

Semana do Ambiente 2012 no concelho da Amadora

A Câmara Municipal da Amadora promove a Semana do Ambiente 2012, entre os dias 4 e 8 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

 

A Semana do Ambiente 2012 integra o Programa de Educação Ambiental do serviço municipal Eco Espaço e conta com um conjunto de atividades que pretendem ajudar a enraizar comportamentos “amigos do ambiente”, desde a infância, para formar cidadãos mais conscientes, em áreas distintas como as energias renováveis, resíduos, reciclagem, biodiversidade, o consumo de água, ambiente e a cidadania, o consumo sustentável, a qualidade do ar, etc.

 

Assim, durante a próxima semana, são esperadas pelos alunos do município diversas atividades. A Associação Mais Cidadania, promove sessões de teatro cujo título “A culpa não é do cão” pretende despertar para o tema do ambiente e cidadania. O Eco Espaço terá à disposição dos alunos um atelier de construção de carrinhos solares que pretendem estimular o consumo das energias renováveis. A reutilização de materiais está patente no jogo TRIOLIXO e em ateliers que visam a execução de objetos com materiais reutilizáveis(carteiras, instrumentos musicais, lagartas, etc). O Jogo do Ambiente trata diversos temas como os resíduos, água, ar e biodiversidade.

 

5.ª feira, dia 7 de junho esta iniciativa está aberta à população em geral.

Entre as 14.00h e as 19.00h, no Parque Central, a Valorsul colocará  à disposição dos mais pequenos um insuflável em forma de ecoponto e a EB 2,3 Roque Gameiro promoverá um atelier de reutilização de rolhas de cortiça. Neste dia, o Eco Espaço terá também um atelier de contrução de moinhos de vento e será ainda possível a observação do Sol através de um telescópio, graças à participação do Planetário Calouste Gulbenkian e Centro Ciência Viva.

 

Os SMAS de Oeiras e da Amadora também participam neste evento com 2 atividades: o Roadshow da água (carrinha interativa) e o stand do Clube da Água.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *