Lamego, Sociedade

Grande praça para eventos ao ar livre nasce no Largo da Feira em Lamego

A cidade de Lamego vai dentro de muito pouco tempo ter uma grande praça, com carácter multiusos, vocacionada para a realização da feira semanal e aberta a todo o tipo de atividades ao ar livre, por exemplo, eventos populares e exposições. Situado junto ao topo da Av. Dr. Alfredo de Sousa e defronte do Centro Multiusos de Lamego, o renovado Largo da Feira beneficiará da escadaria deste novo equipamento como anfiteatro, do parque do Santuário dos Remédios como enquadramento de fundo e, numa segunda fase, de um edifício para instituições sem fins lucrativos como área de apoio. Orçada em mais de 1 milhão e 300 mil euros, esta intervenção está a ser concretizada pela Câmara Municipal de Lamego.

A requalificação do Largo da Feira trará uma inegável melhoria de qualidade de vida urbana, surgindo da necessidade de converte-lo em espaço de socialização e ponto de encontro dos lamecenses. No local, o estaleiro de obras é palco de um intenso movimento de máquinas e trabalhadores que laboram todos os dias para revitalizar uma das áreas mais nobres da cidade, com cerca de 25 mil metros quadrados. Conforme já é possível observar, o projeto de renovação prevê que a praça seja “rebaixada” ao nível da entrada principal do Centro Multiusos. Pavimentado a granito, serão colocadas no piso 90 marcações, feitas de uma forma subtil, para postos da feira. À entrada, será instalado um relógio de praça com 19,5 metros de altura com outdoor de publicidade.

A rede viária envolvente foi repensada de forma a que uma intervenção desta envergadura não se traduza num agravar das dificuldades da circulação automóvel. Assim, no âmbito desta intervenção, serão abertos novos arruamentos e disciplinado o estacionamento de viaturas. A novidade mais significativa a este nível é a criação de uma nova acessibilidade rodoviária que fará a ligação à rua Eng. Eugénio Valle com a construção de uma ponte, com duas vias, sobre a ribeira do Coura. Ao longo deste arruamento, serão disponibilizados 74 lugares para parqueamento de carros ligeiros que vão complementar a oferta do parque de estacionamento existente no interior do Centro Multiusos.

Dividido em duas áreas distintas, o futuro Largo da Feira terá uma zona completamente livre, mais polivalente, no alinhamento da escadaria do Multiusos, e uma zona arborizada com áreas de sombra. Para que os peões tenham uma fruição mais agradável deste espaço não vão existir obstáculos visuais e será proibido o estacionamento automóvel. Em complemento, serão construídos novos passeios a nascente e poente e reperfilados os arruamentos envolventes de modo a adaptarem-se às novas necessidades.

Também está prevista a realização de trabalhos de limpeza da vegetação e do entulho que neste momento proliferam nas margens da ribeira do Coura. Posteriormente, será concluído o arranjo das zonas verdes com a plantação de árvores e arbustos.

Adjudicada à firma Francisco Pereira Marinho & Irmãos, S.A., pelo montante de 1.289.801,70€ (mais IVA), comparticipado a 80% por fundos comunitários, a empreitada de requalificação do Largo da Feira integra o Projeto Viver Lamego – Valorização e Integração do Centro Histórico de Lamego, no âmbito da candidatura apresentada ao Eixo IV – Parcerias para a Regeneração Urbana.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *