Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Estela comemora 872 anos com ações diversificadas na Póvoa de Varzim

No dia 8 de junho arranca o programa comemorativo dos 872 anos da Estela que se prolonga até 7 de julho. À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Junta de Freguesia conta com a colaboração das várias associações da freguesia na realização das diferentes iniciativas.

A cerimónia de abertura das comemorações será às 21h00, na Sede da Junta de Freguesia, ocasião em que será também inaugurada a exposição de fotografia “Memórias”, organizada pelo Grupo Desportivo Cultural e Recreativo (GDCR) Senhora do Ó. No dia 9, sábado, a Associação Cultural e Recreativa Estelense irá apresentar a peça de Teatro “AH AH AH deixa-me rir” e no sábado seguinte, 16, irá organizar uma mostra de talentos estelenses. Os eventos terão lugar às 21h30, no Salão do GDCR Senhora do Ó.

O Clube de Caçadores da Estela irá realizar o 1º convívio de motas e velocípedes com motor antigos, no domingo, 10 de junho. A iniciativa inclui um espetáculo de variedades e um passeio de 25 km, com ponto de partida na sede do Clube, às 9h30. O Clube vai também promover, nas suas instalações, um colóquio que terá como orador o Professor Doutor Eduardo Vera Cruz, no dia 14, às 21h30.

A Associação Juvenil da Estela irá promover um torneio quadrangular de futebol, no Parque Desportivo da freguesia, nos dias 15 e 16 de junho, às 20h30 e 15h30, respetivamente.

No domingo, 17, às 10h00, haverá uma corrida de galgos, levada a cabo pelo Clube Galgueiro da Estela na sua sede, e às 15h00, o Grupo de Jovens 2000 irá realizar jogos tradicionais, no Parque Desportivo da Estela.

No dia 22 de junho, às 21h00, será apresentada a peça de teatro “Casa de Pais”, pelo Grupo Independente da Estela, no Salão do GDCR Senhora do Ó. O Grupo Musical Novas Tradições irá promover, no sábado, 23, às 20h30, um convívio e concerto de música popular, no palco do terreno do Centro Social.

O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo (GDCR) Senhora do Ó irá realizar, no seu salão, um torneio de ténis de mesa, no dia 24, às 9h00. No mesmo dia, às 10h00, terá início uma caminhada solidária organizada pelo Grupo de Jovens 2000, a reverter para a Casa de Santa Maria da Estela. O ponto de encontro é na sede da Junta de Freguesia.

No dia 28 de junho, às 20h30, acontece mais um convívio e concerto de música popular, pelo Grupo Musical “Comtradição”, que irá atuar no palco do terreno do Centro Social.

A 5 de julho, às 21h30, terá lugar um concerto de Música Sacra, na Igreja Paroquial da Estela, onde no dia 7, às 19h00, será realizada uma missa solene. No mesmo dia, às 21h00, no Salão GDCR Senhora do Ó, irá decorrer a sessão de encerramento das comemorações que contará com a representação cénica da concessão da Carta de Couto (personagens com trajes do séc. XII) e uma breve retrospetiva audiovisual das comemorações dos 872 anos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *